0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Amsterdã vintage

Bij Ons Vintage
Laura Dols
Straatjes

Coco Duivenvoorde I_amsterdam©Merijn-Roubroeks

Em Amsterdã, o turismo de compras está associado ao vintage. Lojas e feiras exploram ao máximo, na moda e na decoração, a filosofia dos produtos de segunda (ou terceira) mão.
Em Amsterdã, a moda vintage está mais do que consolidada. Há muitas lojas dedicadas à venda de roupas, acessórios, móveis e objetos decorativos de segunda mão. Entrar nestes estabelecimentos significa ir à procura de um tesouro. É preciso ver muito para encontrar algo único e que verdadeiramente valha a pena. Eles têm de tudo: de vestuário a objetos com história própria, passando por todo tipo de instrumentos, óculos e mesmo vestidos de noiva.

A rota vintage começa em 9 Straatjes ("Nove Ruas"). Construída no século XVII, esta área fica entre os principais canais da cidade, muito próxima à praça Dam, e esconde algumas das lojas mais estilosas de Amsterdã. Bij Ons Vintage, Spiegelbeeld e Zipper estão entre as mais importantes e trabalham com moda para homem e mulher, dos anos cinquenta aos oitenta. Já nas marcas De Weldaad e Roerende Zaken 1900-2000 Rariteiten, o produto principal são objetos de decoração. Na Laura Dols, uma referência local situada na Wolvenstraat 7, há roupas dos anos 50 e de festa, importadas diretamente de Los Angeles (EUA). Além disso, conta ainda com seções infantil e de vestidos de noiva antigos. Mas a moda vintage ultrapassa os limites desta região. I Love Vintage, um pouco mais ao norte, está no fim do canal Prinsengracht. Nasceu como um site de mimos retrô e, agora, possui também loja física. Além de vender acessórios e joias, diz ter o melhor da moda dos anos vinte.

O design é outro dos pontos fortes da Holanda, tanto no âmbito industrial como no da decoração. Por isso, também é fácil encontrar lojas e velhos armazéns com móveis de outras épocas, alguns já restaurados. Por exemplo, o Neef Louis é um galpão situado ao norte da cidade e cheio de móveis e peças de dimensão industrial para decorar espaços retrô. Outro local a ter em mente é o Bullitt (em Jan Pieter Heijestraat), que, mesmo vendendo roupas e complementos, é especialista em objetos de decoração vintage, serviços de cristal e candeeiros.

Feira de artes e antiguidades

Este tipo de feiras é um ímã para quem procura boas ofertas. A de Amsterdã (Waterlooplein) é uma feira permanente, realizada de segunda a sábado, e onde você vai encontrar de tudo, mas principalmente roupas e sapatos. Montanhas e montanhas de vestidos de festa, fantasias, casacos, uniformes antigos... No Noordermarkt (aos sábados, das 9h às 17h), também há alguns vendedores dedicados à moda de segunda mão.

Bicicletas “recicladas”

Em Amsterdã, o mercado de bicicletas de segunda mão tem um grande potencial. Basta levar em consideração o sucesso deste meio de transporte entre habitantes e visitantes. Porém, infelizmente, muitos desses veículos acabam sendo roubados, o que derruba o preço do produto em muitas ocasiões. Por isso, é preciso saber onde comprá-las para não adquirir nada de origem duvidosa. Uma boa opção é o Recycled Bicycles, em Spuistraat, onde há bicicletas a partir de 60 euros.