0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Crianças, vamos para Atenas!

Partenon
Templo de Hércules, cheio de lendas mitológicas
Telescópio exposto no planetário
Centro da Cerâmica
Parque de Diversões de Allou

Uma cidade cheia de monumentos certamente não é uma cidade tediosa. A mitologia grega faz com que todas as visitas se transformem em um conto para os pequenos.
Atenas deve seu nome à deusa da razão e da guerra. Para nomear a "polis", os cidadãos deviam escolher primeiro um deus protetor. E para ganhar a confiança dos cidadãos, Poseidon e Atena, os dois candidatos, ofereceram um presente à cidade. Reza a lenda que Poseidon cravou seu tridente na terra e fez brotar um manancial, mas a água era salgada. Atena fez crescer a primeira oliveira e os atenienses ficaram encantados com a deusa. Por isso, dedicaram a ela o templo principal do lugar, na Acrópole.

A mitologia grega é uma fonte inesgotável de histórias. Por essa razão, uma viagem ao coração da Grécia é o destino perfeito para fazer de cada excursão um conto para as crianças. Hércules, os deuses do Olimpo e criaturas mitológicas, como centauro ou Pégaso, são os melhores aliados para uma viagem inesquecível. Explicar essas lendas não é incompatível com a história e as horas em que se percorre a Acrópole, a Ágora e os demais templos passarão voando para todos.

Outra opção é ajustar as paradas da nossa viagem às crianças. Atenas oferece múltiplas opções de entretenimento que podem ser combinadas com atividades culturais para umas férias completíssimas. Um bom exemplo de como unir as duas coisas é o Museu de Arte Infantil, que tem como objetivo enfatizar a singularidade da arte feita por menores de idade para que elas possam se familiarizar com as criações artísticas. É o único museu no mundo que exibe obras criadas por crianças entre os cinco e 14 anos. Desta maneira, potencializa-se o desenvolvimento da criatividade infantil, assim como de seu sentido estético. A entrada custa dois euros e está aberto durante a manhã, de terça a domingo.

Quem se surpreendeu com o trabalho do escultor Fidias, no Partenon, precisa ir também ao Centro da Cerâmica. Ali, as crianças e seus pais aprendem as técnicas da arte da argila e podem levar para casa a peça que fabricarem. Já quem deseja seguir os passos dos atores de tragédias gregas depois de pisar o Teatro de Dionísio pode começar pelo Museu Haridimos, do Teatro de Marionetes e Sombras, com mais de mil peças da companhia de marionetes Haridimos.

Depois de ouvir falar tanto sobre ele, é uma pena não levar as crianças ao Olimpo. O que também se pode fazer é mostrar-lhes o céu no Planetário de Atenas, um dos maiores e mais bem equipados do mundo. Em forma de anfiteatro, tem uma cúpula de 25 metros de diâmetro na qual são projetados filmes em 3D com uma visão de 360 graus. O fundo do mar, a terra dos dinossauros e o Sistema Solar são alguns dos cenários que podem ser visitados sem que se saia do lugar. Se gostam de dinossauros, no Museu Goulandris, de História Natural, elas têm muito para ver. Além de ver esqueletos desses animais, farão percurso divertido por exposições de botânica, paleontologia, minerais e o mundo microscópio. Aprenderão enquanto se divertem. Abre apenas de manhã, de terça a sábado.

Proibido NÃO tocar

No Museu Helênico das crianças, as exposições põem o cérebro para trabalhar ao promover a interação com objetos, jogos, etc. Existe um ateliê de robótica para crianças e adultos no qual se aprende a usar sistemas mecânicos ou programas informáticos. Também há salas que abordam a importância de produtos como o leite ou o azeite proveniente da árvore de Atena. Há ainda uma sala sobre as Olimpíadas, ideal para visitar antes de ir ao Estádio Panatenaico. É imprescindível passar pela loja antes de abandonar o museu, já que encontraremos uma variedade interessante de brinquedos e livros educativos.

Roda-gigante com a melhor vista de Atenas

Não há desculpas para não visitar o Parque de Diversões de Allou, dado que é o único da Grécia pensado para adultos e crianças. Do alto da roda-gigante, com 40 metros de altura, obtém-se a melhor vista panorâmica da capital helênica. Os pequenos e seus pais vão se divertir de verdade: pegando o trem fantasma, jogando em 3D, praticando patinação no gelo... No verão, não se esqueça dos chapéus, do protetor solar, dos óculos de sol e de muita água.