0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

São Thomé das Letras

Morros de São Thomé
Vista da cidade de São Thomé
Pôr do sol
Escultura em pedra em São Thomé
Vista desde a 'casa da pirâmide'

Misticismo, lendas e lindas paisagens
São Thomé das Letras é uma cidade mística, que atrai vários tipos de visitantes. Há muitos que vão até a localidade, a 308km de Belo Horizonte, para comprovar as lendas, que são muitas. Entre as mais conhecidas estão a do misterioso caminho a Machu Picchu (ou ao centro da Terra) desde a Gruta do Carimbado; os pontos indicados para observação de ovnis ou locais para encontrar duendes; e até tesouros escondidos por escravos que fugiram após roubar seus proprietários, séculos atrás. A Ladeira do Amendoim é outro lugar mágico, mas com uma dose de realidade: lá os carros sobem a ladeira mesmo em ponto morto. Alguns atribuem o feito a uma simples ilusão de ótica, outros à energia das pedras, magnetismo do subsolo, entre outras explicações.

Acreditando ou não nos mitos, vale a pena conhecer a localidade pelas belas paisagens, cachoeiras e a inegável energia da montanha de quartzito, tipo de pedra sobre a qual a cidade nasceu. Destino de hippies nos anos 60 — muitos ainda estão por lá — São Thomé fica na Serra da Mantiqueira, a mais de 1.400 metros de altura. O atrativo principal é o Parque Municipal Antônio Rosa, onde fica a Casa da Pirâmide, uma construção de pedra no alto de uma montanha criada para observar as estrelas durante a noite. O local ainda reserva outras paradas como a Pedra da Bruxa, a Toca do Leão e o Morro do Cruzeiro, que é o ponto mais alto da cidade. É ideal para caminhadas e, pela altitude, a recomendação é levar sempre um agasalho, mesmo no verão.

Há mais de 30 cachoeiras no município, a maior parte delas com piscinas naturais e trilhas de fácil acesso. O difícil é fazer uma lista das mais bonitas, mas pelo menos cinco delas valem o passeio: a do Vale das Borboletas, a da Eubiose, do Shangrilá, do Flávio e a de Antares, onde muitos fazem rappel. Algumas grutas e cavernas também possuem nascentes e pequenos lagos transparentes, como a do Sobradinho, que tem paredes que parecem escavadas propositadamente, tamanha a perfeição.

O centro também tem seu encanto, com lojinhas de artesanato, principalmente de objetos feitos com pedras, e ruas de paralelepípedo, todas próximas à igreja da matriz. Restaurantes não faltam, assim como pousadas, que costumam ficar cheias nos finais de semana. Próximo à praça principal fica a Gruta São Thomé, onde foi encontrada a imagem do santo que deu o nome à cidade. E lá também acontece uma feirinha aos sábados, que atrai visitantes das cidades vizinhas.

Vida noturna

Como o dia se vive intensamente, a vida noturna de São Thomé é tranquila. Os bares são em estilo de cidade do interior, com balcão que funciona também como mercearia e poucas mesas. A exceção é a Caverna do Batman, que tem música ao vivo aos finais de semana e tem um clima animado. De quarta a domingo tem também o Alcázar Rock Bar, uma espécie de bar medieval com música ao vivo. O forte da casa, porém, é a pizza, então não espere encontrar um ambiente de balada por lá. Caso vá ver o pôr do sol no Cruzeiro, há alguns bares próximos que costumam ter movimento no comecinho da noite.

Excursões com guias

Como quase todas as atrações ficam fora do centro de São Thomé, uma opção para quem não quiser se aventurar e correr o risco de se perder é ir acompanhado de um guia. Roteiros pelo parque e cachoeiras saem desde a Praça do Rosário pela manhã, por volta das 10:00, com retorno entre 16-18:00. Para conhecer as opções basta pedir a lista atualizada de guias e agências cadastrados no Centro de Informações Turísticas, que fica no prédio da Câmara Municipal, na R. José Cristiano Alves, 4. O atendimento é das 9:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Fasano Belo Horizonte

31 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Max Savassi Apart Service

31 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Ouro Minas Palace Hotel

04 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Ramada Encore by Belo Horizonte Luxemburgo

31 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Holiday Inn Belo Horizonte Savassi

30 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã