0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Sul de Minas

Serra da Mantiqueira
Casa colonial em Gonçalves
Carroça com lenha em estrada de terra, em Extrema
Praça do Relógio de Flores, em Poços de Caldas
Cachoeira Véu de Noiva, em Poços de Caldas

Cidades charmosas na fronteira com São Paulo
Cidades de fronteira geralmente não têm muita identidade, mas isso não acontece com as do sul de Minas. Extrema, Gonçalves, Monte Verde, Pouso Alegre, Poços de Caldas, São Lourenço, Bueno Brandão, Monte Sião, Caxambu, Jacutinga… A lista de cidadezinhas charmosas e cheias de personalidade é grande. E atrações em cada uma delas não faltam, suficientemente para preencher pelo menos um final de semana do viajante que visitar essa região mineira.

O sul de Minas tem vocação para o turismo pelas belezas naturais, mas se consolidou pela variedade de ofertas. Para quem gosta de fazer compras tem Monte Sião e Jacutinga, ótimas opções para encontrar malhas. Já Poços de Caldas transporta o visitante para o ambiente de uma cidade do interior, com praças arborizadas, coretos e fontes de águas medicinais. A cidade ficou conhecida como estância termal no final do século XVIII e até hoje tem um renomado centro que oferece banhos em água sulfurosa, além de piscinas quentinhas e serviços, as Thermas Antônio Carlos. São Lourenço e Caxambu também têm termas e pertencem às cidades do Circuito das Águas, uma rota que inclui quatorze municípios dessa região, criada para fomentar o turismo.

Para quem procura belas paisagens e montanhas a perder de vista não pode deixar de visitar Extrema. A Serra da Mantiqueira faz bonito por lá e ainda tem cachoeiras para ver e mergulhar, basta escolher uma das dezenas de trilhas pela mata. A da Cachoeira do Salto é uma das mais procuradas pelos viajantes e, apesar de não ser apta para banhos pela forte correnteza, tem fácil acesso através do Parque de mesmo nome.

Não se engane pelo clima pacato dessas cidadezinhas, que também recebem bem até os mais aventureiros. Gonçalves tem inúmeras atrações de ecoturismo como descer cachoeiras com rapel, voo de parapente e percorrer trilhas em mountain-bike para chegar até cachoeiras. Famosa pela festa de rua durante o carnaval, tem também inúmeras lojinhas e ateliês de artistas que se apaixonaram pelo clima romântico da localidade e resolveram se estabelecer por lá.

Bueno Brandão é outro destino do chamado ‘turismo de aventura’. Com uma altitude de 1.600 metros, é uma das mais famosas pelas quedas naturais de seu território. A oferta se ampliou recentemente com algumas rotas criadas para que o visitante possa conhecer e fazer degustação em alambiques, vinícolas e fábricas de chocolate da região. Vale conferir no site http://buenobrandao.com.br/.

Outras localidades

Pouso Alegre tem um Cristo de 33 metros, que é o cartão postal da cidade, um mirante e um carnaval de rua bem animado. Monte Verde também fica cheia de jovens durante a festa, mas é mais conhecida por ser um destino romântico para passar um final de semana, principalmente no inverno e de preferência embrulhado no cobertor em alguma das muitas pousadas com lareira da cidade.

Hospedagem

Há opções de hospedagem para todos os públicos e bolsos. Pousadas pequenas, vilas com chalés, hotéis centrais, resorts no meio das montanhas, casas com lago e apartamentos de temporada. Para famílias há ainda mais alternativas, incluindo atividades de agroturismo para os pequenos e espaços de jogos dos mais variados tipos. Os preços, no geral, são menores que na capital mineira se comparados a estruturas de mesma categoria.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Fasano Belo Horizonte

27 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Max Savassi Apart Service

01 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Ouro Minas Palace Hotel

27 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Ramada Encore by Belo Horizonte Luxemburgo

31 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sudeste, Belo Horizonte

Holiday Inn Belo Horizonte Savassi

30 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã