0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

O legado dos quadrinhos belgas

Desenho Lucky Luke em uma fachada
Desenho
Guust Flater

Visit Brussels © Olivier van de Kerchove © visit.brussels - Jean-Paul Remy

Na Bélgica, se há uma disciplina artística que merece reconhecimento mundial, são as histórias em quadrinhos. A profissionalização desta arte no país lhe rendeu o título de “Nona Arte”.
Não há dúvidas de que a tradição das histórias em quadrinhos na Bélgica, país onde sugiram alguns dos grandes nomes deste gênero artístico, conquista tanto crianças como adultos. Spirou, Lucky Luke, Smurfs, Gaston Lagaffe, Marsupilami, Boule e Bill, Papyrus ou Fantasio são alguns dos personagens que transformaram esta modalidade belga em uma das mais populares e criativas do planeta. Tintim merece menção especial, já que, além de jornalista e aventureiro, é, sobretudo, o melhor embaixador belga no mundo.

As histórias em quadrinhos como gênero têm, na Bélgica de hoje, mais de 700 autores, entre criadores clássicos e vanguardistas. Nos anos 30 do século passado, passou por um desenvolvimento espetacular quando, em 1938, o editor Jean Dupuis decidiu lançar o “Le Journal de Spirou” nos mercados vizinhos de língua francesa. Esta iniciativa, que muitos consideraram arriscada na época, consagrou Dupuis no setor e ajudou a tornar famosos muitos personagens que viram a luz do dia naquela publicação. Rapidamente, Spirou transformou-se em um viveiro extraordinário. Nele, sairiam as vinhetas “Tif et Tondu”, de Fernand Dineur; "Spirou" e "Fantasio", do cartunista Jijé; "Lucky Luke", de Morris; e muitos outros. Também foi importante por ter dado vida, por primeira vez, a séries como "Smurfs", "Johan e Peewit", "Buck Danny" e "Papyrus", entre muitas outras que fazem parte do imaginário infanto-juvenil. Atualmente, “Spirou” mantém-se em plena forma e continua sendo uma das poucas publicações deste gênero no mercado belga. Também foi importante o papel do “Le Journal Tintin”, cujo primeiro número foi publicado em 1946. Nas páginas desta revista, apareceram personagens lendários como Blake e Mortimer, Alix, Michel Vaillant, Ric Hochet e o próprio Tintim, acompanhado pelo seu fiel Milu.

Hoje, Bruxelas continua ligada ao mundo das histórias em quadrinhos. Esta disciplina gráfica é ensinada na escola de Belas Artes Saint-Luc; há muitos restaurantes e cafés temáticos, como a “Brasserie” Horta; existem também diversos estabelecimentos com loja própria dedicados a grandes personagens, como Tintim, nos arredores da Grand Place; e, finalmente, rotas de murais, criadas em 1991, para solucionar de forma original os problemas da reabilitação de algumas paredes em mau estado de conservação.

Hergé, o alter ego de Tintim

Georges Remi (1907-1983) ou Hergé, como é mais conhecido, nasceu e desenvolveu toda a sua atividade profissional em Bruxelas. Ficou conhecido como diretor e ilustrador da “Le Petit Vingtième”, revista na qual, em 1929, surgiria o intrépido repórter Tintim e seu bichinho de estimação, um fox terrier chamado Milu. Observador atento e dono de uma imaginação sem igual, muitos quiseram ver em Hergé o alter ego do seu personagem mais famoso, com o qual o autor compartilhava a paixão pelas viagens - mesmo que, curiosamente, nunca tenha saído de Bruxelas.

Aldeia das histórias em quadrinhos

Em pleno coração de Bruxelas, na Place du Grand Sablon, há um amplo espaço dedicado à Nona Arte que ganhou a designação de "aldeia das histórias em quadrinhos”. São mais de 1.500 metros quadrados dedicados ao gênero. Tem uma galeria onde é possível apreciar e comprar exemplares originais, um pequeno Museu da História em Quadrinhos e o Comics Café, considerado o melhor restaurante de hambúrgueres da Bélgica.

Top 5 Hotéis

Bélgica, Bruxelas e arredores, Bruxelas

Amigo

22 dezembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Bélgica, Bruxelas e arredores, Bruxelas

NH Collection Brussels Grand Sablon

23 dezembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Bélgica, Bruxelas e arredores, Bruxelas

Le Chatelain Hotel

23 dezembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Bélgica, Bruxelas e arredores, Bruxelas

Hotel Des Galeries

22 dezembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Bélgica, Bruxelas e arredores, Bruxelas

Steigenberger Wiltcher’s

22 dezembro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa