0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

A capital da cerveja artesanal, guri!

Tiradores self-service transformam a experiência de tomar cerveja
Área externa da cervejaria Ovelha
As cervejas em garrafa ficam expostas em geladeiras, basta escolher e pegar
Growler é um tipo de garrafa reutilizável que conserva o gás da cerveja
O bar tem mesas de madeira onde os amigos se reúnem para tomar e experimentar

Ovelha

Curitiba é conhecida por muitas razões, entre elas o frio de rachar, o cuidado com o meio ambiente e seus pontos turísticos. Mas foi na cerveja artesanal que encontrou uma razão para fazer os visitantes se apaixonarem de vez por ela.
Em 2017 Curitiba foi instituída capital brasileira da cerveja artesanal, o que proporcionou um atrativo a mais à capital paraense já conhecida pelas baixas temperaturas no inverno e detentora do título de ‘capital ecológica’. Hoje há tours organizados por cervejarias em Curitiba assim como em algumas cidades vizinhas, como Pinhais e Campo Largo, que mostram como se produz uma das bebidas mais apreciadas pelo brasileiro.

Alguns lugares ganham destaque pela originalidade e variedade de cervejas artesanais. O Hop’n Roll Brewpub, no bairro Centro Cívico, oferece 32 tipos de chopes e mais de 120 rótulos de cervejas artesanais. A música ambiente, é claro, é rock’n roll. A Growler Brasil foi além: tem até uma kombi itinerante para servir cerveja por aí. O serviço vende cerveja no copo também, mas o objetivo mesmo é encher os chamados ‘growlers’, que são as garrafas de vidro escuro com uma válvula que impede a saída do gás. O apetrecho ganha cada vez mais adeptos, que compram apenas o refil da cerveja desejada.

Outra experiência peculiar é a da cervejaria Klein, em Campo Largo, a 45 minutos de Curitiba. Além da visita à fábrica para conhecer a seleção de ingredientes e o processo de fermentação nos mínimos detalhes, há uma steakhouse com tanques de quatro mil litros à vista e 24 torneiras com diferentes tipos de cerveja. E o visitante se serve diretamente do tanque, para experimentar todos os sabores que quiser.

Para aqueles que acham que cerveja é tudo igual, as artesanais estão aí para rebater as críticas. Alguns sabores surpreendem pela audácia da mistura e somente provando para acreditar que ficou bom. Praticamente qualquer fruta pode ser acrescentada ao amargo da cerveja, assim como frutos secos, como nozes e avelã. O chocolate também ganhou sua versão alcoólica, assim como o café. Gengibre, laranja, abóbora e até o coentro entraram na festa.

Rota da cerveja

Pinhais, a 20 minutos de Curitiba, criou a Rota da cerveja. O visitante pode conhecer quatro cervejarias da cidade com degustação de dois rótulos em cada uma, por R$80. Criada pela prefeitura, tem um passaporte e copos de brinde para quem completar a rota, mesmo que em dias diferentes. As cervejarias são: Bastards, Ovelha, Way Beer e Oner. Também tem a Don Gentilis, que é nova e logo estará no circuito.

Tour comida de boteco

Outra forma de experimentar cervejas e comer no mesmo pacote é fazer um dos roteiros da comida de boteco. Há várias cervejarias entre os bares selecionados, como a Capadocia Brewer, Templo da Cerveja e o Redface Brewpub. Neste último é possível pagar apenas o que beber graças a um sistema de sensor nos tiradores dos vários tipos de chopp, que ficam à disposição da clientela.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sul, Curitiba

Nomaa Hotel

16 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Curitiba

Four Points by Sheraton Curitiba

14 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Curitiba

Quality Hotel Curitiba

14 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, São José dos Pinhais

Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto

16 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, São José dos Pinhais

Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business Hotel

17 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã