0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Um novo jeito de experimentar cultura

Para quem quer virar escritor, cursos de criação literária
Praça do Memorial de Curitiba, com paralelepípedos
Teatro do Paiol
Menina lê um livro deitada no chão
Teatro de Bonecos

Otávio Nogueira / Flickr - CC BY 2.0

Curitiba tem espaços culturais bem diferentes da maioria das capitais. Conheça alguns deles.
Cultura é música, teatro, cinema, isso todo mundo sabe. Mas Curitiba tem um jeito diferente de apresentar essas artes. Podemos dizer que sabe seduzir, até os pequenos, para que entrem no mundo mágico das histórias e cenas da imaginação. Os aparelhos culturais não se limitam a teatros e casas da cultura e aqui contamos algumas curiosidades sobre esses locais encantadores da capital paranaense.

As Casas da Leitura, espalhadas pela cidade, são cantinhos muito bem cuidados e nascidos para promover a leitura. Cada uma é de um jeito. Algumas se parecem a bibliotecas, mas outras têm cadeiras, puffs, sofás e espreguiçadeiras, além de mesas e locais ao ar livre para desfrutar de uma história da melhor maneira possível. Porque os livros também são fonte de lazer e esses espaços tranquilos e informais aproximam as pessoas ao hábito de ler. Contação de histórias, oficinas literárias, ciclos de leitura e rodas de leitura são algumas das atividades dessas casas, que oferecem serviços gratuitos a toda a população.

Da mesma forma que é preciso democratizar o acesso aos livros, a cidade também encontrou uma forma de fazer os livros de autores pouco conhecidos chegarem aos leitores. É no Palacete Wolf, onde fica a Coordenação de Literatura, que surgiu a Livraria Dario Vellozo, que comercializa livros fora do circuito e de escritores independentes, principalmente os locais. Lá também são realizadas oficinas de análise e criação literária, para quem quer ser escritor.

A música também tem vez e o Teatro Paiol é o teatro de arena que se encarrega de ampliar essa voz cultural. No seu palco se apresentaram diversos artistas brasileiros, muitos renomados como Toquinho, Vinícius de Moraes, Gonzaguinha, Nana Caymmi, Elza Soares, entre outros. O reaproveitamento do antigo paiol de pólvora, transformando-o em teatro, é um símbolo das reformas urbanísticas que Curitiba viveu nos anos 70 e se mantêm até hoje, como uma forma diferente de ver e entender a cidade.

Por essa reestruturação, vários edifícios históricos se converteram em espaços culturais e hoje têm sua própria programação, com cursos e oficinas. Mas não há nenhum igual ao Memorial de Curitiba. Criado em contraste com os prédios centenários do centro, todo em vidro e metal, tem vários espaços dedicados a exposições e manifestações artísticas. Há grandes salas, um mirante e um auditório. Dois murais chamam a atenção do visitante. Um é o que ilustra a Capela dos Fundadores, com desenhos que contam a história de Curitiba, dos índios a todos os imigrantes que ajudaram a construir a cidade. E a Praça Iguaçu, sobre a chegada dos portugueses ao Brasil. As obras expostas permanentemente aproximam o visitante de trabalhos que poderiam estar em museus, fechados e muitas vezes inacessíveis.

Gibiteca

Mais de 25 mil títulos de todos os gêneros de histórias em quadrinhos disponíveis para consultas, além de cursos, oficinas, exposições e encontros de RPG. Os encontros com grandes desenhistas são muito concorridos, o que revela o interesse de potenciais jovens cartunistas que encontram na Gibiteca seu centro de formação.

Teatro de Bonecos Dr. Botica

A arte bonequeira tem casa em Curitiba. A programação é rica e constante, há cursos de formação para novos bonequeiros, projetos de pesquisa de novas linguagens e, localizado no Shopping Estação, o teatro com capacidade para 100 espectadores tem como objetivo democratizar o acesso com apresentações curtas, de 10 minutos cada.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sul, Curitiba

Nomaa Hotel

16 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Curitiba

Four Points by Sheraton Curitiba

14 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Curitiba

Quality Hotel Curitiba

14 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, São José dos Pinhais

Rio Hotel by Bourbon Curitiba Aeroporto

16 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, São José dos Pinhais

Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Business Hotel

17 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã