0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Onde está o Grilo Falante?

Lembranças do Pinóquio
Jardim da Villa Garzoni
Jardim Garzoni
Collodi
Brinquedos de madeira artesanais

Volte a ser criança visitando o Parque Pinóquio: um lugar dedicado ao menino de madeira cujo nariz crescia sempre que mentia. O parque fica em Collodi, a cerca de 70 quilômetros de Florença.
A figura de Pinóquio está presente em quase todas as cidades italianas. É fácil encontrar bonecos ou marionetes de madeira do famoso personagem criado por Carlo Lorenzino, mais conhecido pelo pseudônimo “Collodi” - nome da terra natal de sua mãe e onde hoje se encontra o parque temático dedicado ao boneco. Localizado a 70 quilômetros de Florença, é uma escapada interessante tanto para crianças como para adultos.

Mais de sete milhões de visitantes passaram pelo parque desde 1956, ano de sua inauguração. Sem sombras de dúvida, o local contribuiu para a popularização da história de Pinóquio, a mesma que foi virou tema de filme da Disney em 1940. O parque divide-se em várias áreas que recriam as cenas do livro e incentivam a leitura entre os jovens visitantes. A oficina de Gepeto (seu criador), a barriga da baleia, a praça dos mosaicos ou o cavalo azul são alguns destes espaços cheios de mágica e fantasia. Esculturas de bronze de cada um das personagens da história encontram-se espalhadas por todo o parque para que as crianças sejam fotografadas com elas. Se desejar, as fotos podem ser enviadas para o parque para que sejam publicadas no site oficial, mais exatamente na seção "Selfie com Pinóquio”.

Para saber mais sobre a importância deste personagem e a sua influência cultural, um museu exibe um conjunto de obras de arte, ilustrações, figurinos e cenários teatrais relacionados com a obra. Em uma biblioteca virtual, as crianças podem aprender por meio de jogos interativos.

Para os mais aventureiros, o parque oferece a opção de participar de um circuito de aventura. Crianças a partir de cinco anos podem atravessar uma ponte de corda, indo de uma árvore para a outra ao passar sobre um desfiladeiro, e deslizar de volta ao parque suspensos sobre o rio em uma tirolesa. A aventura termina em um barco pirata.

O parque

As instalações ficam a apenas a 15 quilômetros de Lucca e a cerca de 30 quilômetros de Pisa. Também existem ônibus que fazem o trajeto até lá, por exemplo os que saem de Florença e pertencem à empresa Autolinee Lazzi-BluBus. De trem, é possível ir até Pescia com a linha que passa por Prato, Pistoia e Montecatini Terme.

Casa das borboletas

Collodi Butterfly House, a Casa das Borboletas, é um dos espaços mais charmosos do histórico Jardim Garzoni, um jardim barroco de desenho geométrico à moda italiana junto ao Parque Pinóquio. Ali vivem centenas de espécies de borboletas provenientes de zonas tropicais e equatoriais de todo o mundo. Mas elas não estão sozinhas: os jardins do local têm grutas, fontes, esculturas, um anfiteatro e costumam abrigar também patos, pavões reais e esquilos.

Pizzas de madeira

Depois de percorrer os espaços que recriam a história de Pinóquio e tirar fotos com as esculturas dos personagens, será preciso encontrar um lugar para almoçar. O parque dispõe de várias alternativas para fazer uma pausa antes de continuar a visita, seja comer algo rápido ou desfrutar de uma refeição completa. Neste caso, a opção recomendada é a Osteria del Gambero Rosso, restaurante e pizzaria cujo cardápio temático também foi inspirado em Pinóquio.