0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Fortaleza ‘low-cost’

Grupo faz um tour a pé
Chapéu de couro cearense e outros modelos expostos em lojinha
Pastel feito na hora na pastelaria Leão do Sul
Conhecer a cidade de bicicleta
Mulher observa quadro em exposição itinerante

Para conhecer a cidade sem esvaziar o bolso
Toda cidade tem passeios gratuitos, mas quando o viajante não conhece bem o destino fica um pouco perdido sobre como aproveitar essas oportunidades. E também há bares e restaurantes com preços acessíveis, às vezes difíceis de encontrar para quem não é local. Aqui listamos algumas opções de baixo custo para quem gosta de viver novas experiências e andar a pé (ou de bicicleta).

Uma das melhores maneiras de conhecer o que o centro da cidade tem a oferecer é fazendo um passeio gratuito com a ONG Fortaleza a Pé, guiado pelo turismólogo Gerson Linhares, que promove essas caminhadas desde 1995, em prol da educação patrimonial e da inclusão cultural. Basta se inscrever e se juntar ao grupo, que se reúne sempre aos sábados pela tarde.

Caso queira fazer o passeio por conta, uma sugestão é começar pelo Mercado Central de Fortaleza, para conhecer a culinária local, produtos regionais e frutas da estação. Em frente ao mercado, visitar a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, onde a cidade foi fundada. A entrada é gratuita, com visita guiada em alguns horários de segunda a sábado. A uma quadra do Forte encontra-se a Catedral Metropolitana, uma construção em estilo neogótico com 75 metros de altura, inspirada na igreja de Notre Dame, de Paris. A entrada é franca.

A 220 metros da Catedral, uma ruela para desbravar o interior do Ceará através de lojinhas que vendem de tudo. Vale fazer uma parada para experimentar doces típicos e comidinhas de rua na Travessa Crato, recentemente revitalizada. Para seguir a caminhada, andar mais três minutinhos até o Museu do Ceará. A instituição conta a história do estado nordestino através de seu acervo, que inclui artefatos indígenas, arte popular, quase mil exemplares de cordéis e salas temáticas, como a dedicada à história da escravidão e do período colonial. Mesmo que não houver visita guiada no horário que for, basta pedir mais informações para contextualizar o que está exposto.

Outro espaço interessante e gratuito no centro é o Espaço Cultural dos Correios que, como em tantas capitais brasileiras, têm programação antenada com as tendências sociais e culturais da cidade, assim como exposições itinerantes que valem a pena visitar. Bem próximo a este edifício encontra-se o Centro Cultural Banco do Nordeste, que segue a mesma linha de atividades.

Caso o passeio abra o apetite, outra opção além da Travessa Crato é a mítica Leão do Sul, uma pastelaria na praça do Ferreira, bonita e agradável para terminar a caminhada. Para quem prefere sentir a brisa ao invés de gastar a sola, é possível fazer o trajeto pelos pontos turísticos do centro de bicicleta. Com o Bicicletar, basta baixar o aplicativo e comprar o passe de 24 horas, que custa R$5, e aproveitar as ciclofaixas para percorrer as atrações recomendadas neste artigo.

ONG Fortaleza a Pé

Para participar do programa ‘Fortaleza a Pé’ os participantes deverão se inscrever antecipadamente através do telefone (85) 988359915 e e-mail fortalezaape@yahoo.com.br. Há mais informações no Facebook, na página ‘Fortaleza a Pé’.

Bicicletar

O empréstimo de bicicletas funciona bem em Fortaleza. Há várias estações, principalmente no centro. O uso ocasional pode ser muito útil para quem quer ter um dia de passeio diferente. Basta consultar o site: http://www.bicicletar.com.br/, o serviço de 24 horas de empréstimo custa R$5. Para os mais precavidos, é bom checar por onde ir, conhecendo melhor as ciclovias e ciclofaixas disponíveis na cidade. Aos domingos, por exemplo, algumas ruas têm faixas dedicadas aos ciclistas. Melhor checar seu trajeto no site da prefeitura antes de sair pedalando: https://mobilidade.fortaleza.ce.gov.br/programas/expansao-da-malha-cicloviaria.html.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Nordeste, Fortaleza

Gran Marquise

01 abril 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Fortaleza

Gran Mareiro Hotel

30 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Fortaleza

Sonata de Iracema

30 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Fortaleza

Hotel Pousada Tres Caravelas

29 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Fortaleza

Diogo

03 abril 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã