0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

O que fazer em Porto Alegre

Usina do Gasômetro, vista desde o rio Guaiúba
Fachada do Theatro São Pedro
Rua da Praia
Pôr do sol no Guaíba
Casa de Cultura Mário Quintana

Renato Soares - MTUR Renato Soares - MTUR Renato Soares - MTUR Renato Soares - MTUR Renato Soares - MTUR

Os pontos essenciais para conhecer a capital gaúcha
Porto Alegre é uma cidade grande que tem o Guaíba integrado na sua paisagem urbana. Rio ou lago, a polêmica está longe de terminar entre os porto-alegrenses, mas o que interessa ao turista é sua beleza, não tanto sua definição. Há muitos parques e atrações interessantes que valem a visita, para quem quer aproveitar a viagem até Gramado para conhecer também a capital. Essa proposta de roteiro pode se encaixar nos planos do viajante que tem um dia disponível para passear.

Comece pelo Parque Farroupilha, antes conhecido como Parque da Redenção, bem próximo aos pontos turísticos do centro histórico da cidade. Aos domingos tem o Brique da Redenção, que nada mais é que uma feirinha de artesanato, com atividades para crianças, barraquinhas de comidas e algumas manifestações culturais. Nos dias de semana é comum encontrar gaúchos tomando chimarrão em grupos, pessoas andando de bicicleta ou fazendo esportes.

De lá, continue andando até a Catedral Metropolitana de Porto Alegre, cujos maiores atrativos são os mosaicos feitos com cristal de Murano na fachada e a cúpula, de 65 metros de altura. Próxima à igreja encontra-se a sede do governo do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini, um edifício histórico do começo do século XX, em estilo neoclássico inspirado em Versalhes. Em agosto de 2018 ainda estava fechado por obras de reestruturação, mas geralmente tem visitas guiadas de segunda a sexta das 9:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:00.

A poucos metros do Palácio está outra parada obrigatória no centro: o Theatro São Pedro. um edifício de 1862. O memorial do teatro também pode ser visitado e a programação de peças e apresentações musicais pode ser consultada na página http://www.teatrosaopedro.com.br/. Após a caminhada, uma pausa para almoçar no Mercado Público, um local com opções de restaurantes que servem comidas típicas e também lanches rápidos.

Depois de recarregar as baterias, a próxima parada é o Memorial do Rio Grande do Sul, que funciona no antigo prédio dos Correios e Telégrafos. O museu conta a história do estado através de imagens e estações interativas. Outro centro próximo para visitar é o MARGS, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Com mais de 3.000 obras de arte de diferentes períodos, tem exposições ocasionais de diversos tipos de expressão artística, principalmente fotografias. Para terminar o passeio, uma última parada no Centro Cultural Mário Quintana, para se deliciar com poesias interativas e tomar um café, na cafeteria do sétimo andar. Os três espaços culturais têm entrada gratuita.

Se o dia estiver bonito, ver o pôr do sol desde a Usina do Gasômetro, um centro cultural fechado atualmente, mas um dos pontos preferidos dos locais para ver o dia acabar no Guaíba.

Free Walk Poa

Se o viajante fizer o passeio de sábado, uma opção é participar dos tours gratuitos pelo centro histórico, organizados pelo Free Walk Poa. O grupo se reúne em frente ao Mercado Público e o percurso dura entre uma hora e meia e duas horas. Para saber mais sobre este e outros roteiros por bairros da capital, acesse o site do projeto: http://freewalkpoa.com/

Happy hour na Cidade Baixa

O bairro mais boêmio de Porto Alegre pode ser uma opção para quem quer fazer um happy hour ou até mesmo esticar a noite. Há várias casas de cervejas artesanais, locais com cara de cafeteria, alguns bares alternativos e baladas. Três sugestões interessantes, para sair da mesmice e se surpreender com drinques, petiscos e decoração: Quentin’s (R. General Lima e Silva, 918), Margot (R. João Alfredo, 577) e Cuca Haus (R. São Luís, 1101).

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Fioreze Centro

03 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Hotel Valle D'incanto

03 novembro 2020, 3 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Estalagem St.Hubertus

04 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Canela

Pousada Villa Allegro

01 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Canela

Pousada Encantos da Terra

03 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã