0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Rota romântica na Serra Gaúcha

Vista de Ivoti desde o Morro do Pedro
Uma das curvas da estrada da Rota Romântica, chegando a Picada Café
Vista de um mirador desde a estrada
Praça das Flores, em Nova Petrópolis
Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis

Um roteiro para fazer a dois
A Rota Romântica é uma sugestão de passeio que inclui quatorze cidades da Serra Gaúcha, organizadas através da Associação Rota Romântica para fomentar o turismo regional. Entre elas estão Gramado e Canela, mas aqui apresentamos um roteiro que foge dos pontos turísticos mais concorridos. Pensado para fazer a dois, com calma, curtindo a estrada e as atrações de apenas cinco localidades: Ivoti, Morro Reuter, Presidente Lucena, Linha Nova e Picada Café, totalizando 100 quilômetros de percurso. Uma experiência que contempla um dia de viagem, com paradas do café da manhã ao jantar, além de sugestões de lugares apaixonantes para pernoitar.

Ivoti, denominada 'cidade das flores', teve colonização alemã. Fica na encosta da Serra Gaúcha, ao norte de Novo Hamburgo. O caminho é repleto de belas paisagens flores, em uma urbanização que possui o maior núcleo de casas em estilo enxaimel do país, uma arquitetura característica alemã, herança dos imigrantes que se estabeleceram na Colônia de Bom Jardim. O visitante irá encontrar também muitos descendentes de japoneses, cuja história se conta no Memorial da Colônia Japonesa, na rua Sakura. Para tomar um belo café da manhã em estilo colonial com buffet livre, vá ao Armazém Doce Sabor.

Continue o trajeto em direção a Morro Reuter, com paisagens que mudam a cada estação, mas sempre belas e que podem ser apreciadas desde o Belvedere, a primeira atração da cidade. A vida pacata do interior, às vezes até mesmo bucólica, torna o passeio pelo centro uma viagem no tempo. As lavandas estão presentes em jardins e praças, mas o difícil é encontrar um local que seja plano para caminhar. Como o nome da cidade mesmo indica, há muitos morros pela região. Um local interessante para conhecer e comprar peças diferentes é o ateliê de cerâmica da artista plástica Anelise Bredow. Para almoçar, o restaurante Paradouro é um dos mais recomendados, com vista para o Vale dos Sinos. Como funciona apenas aos finais de semana, vá ao Klaus Haus caso a visita ocorra de segunda a sexta.

Presidente Lucena é a próxima parada, com um pórtico digno de parada para foto e muitas opções de lojas de malhas. A permanência no local talvez seja de um pouco mais de uma hora, pois há lugares que valem a pena visitar: o Núcleo Histórico Picada Schneider, que fica na casa original de um colonizador, com material sobre o nascimento da cidade; o Alambique Unser Schnaps; a ponte de ferro Engenheiro Daniel Ribeiro, sobre o rio Cadeia; e a Casa do Moinho, onde há um museu.

Já em Linha Nova, duas sugestões: conhecer a primeira cervejaria do estado, que começou no porão da casa da família Ritter, que fica ao lado do Parque Municipal; e fazer uma trilha para ver pelo menos uma das cascatas da região. Para chegar até elas é preciso contar com a ajuda dos moradores da cidade, pois não estão sinalizadas. A aventura vale a pena pela beleza natural do caminho, que passa por propriedades privadas e lavouras. Tem a Cascata Goldbeck, uma queda de 50 metros; a da Linha Passo Fundo, de 30; e as cascatas menores do Arroio Carazinho, em direção a São Roque.

Conhecida como ‘cidade dos lírios’, Picada Café encanta os visitantes e é a última cidade deste roteiro. Jardins coloridos, casas típicas, sítios em plena cidade e serras. Para visitar, o moinho do Parque Histórico Jorge Kuhn é uma boa pedida para fotos românticas. Tomar um café rápido na Café Colonial Umbu, guardando espaço para o jantar. O Colina Verde, que fica a menos de dez quilômetros da cidade, quase entrando em Nova Petrópolis, é um local aprazível e com vista para os morros, perfeito para fechar o dia.

Nova Petrópolis

Em Nova Petrópolis várias pousadas e casas típicas recebem o visitante calorosamente. Em destaque a Pousada Janela do Vale, com posição privilegiada e lindo visual ao amanhecer. Café da manhã completo, com possibilidade de ser servido no quarto. O Bina's Haus Pousada também tem bons quartos. Pela manhã, passear pela Praça das Flores ou no Parque Aldeia do Imigrante ajuda a manter o romantismo no ar.

São Francisco de Paula

Um pouco mais distante, depois de Gramado e Canela, está a cidade São Francisco de Paula, também parte da Rota Romântica. Por ser uma cidade um pouco maior que Nova Petrópolis e mais próxima de Porto Alegre, tem mais oferta de hospedagem. Hotel das Araucárias, Village da Serra, Quinta dos Marques e Pousada dos Cataventos são ótimas opções. Após o café da manhã, visitar o Lago São Bernardo, a principal atração da localidade.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Fioreze Centro

28 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Hotel Valle D'incanto

26 outubro 2020, 3 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Estalagem St.Hubertus

27 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Canela

Pousada Encantos da Terra

27 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Hotel Fioreze Quero Quero

28 outubro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã