0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

São Miguel das Missões

Sítio histórico São Miguel Arcanjo
Acervo de arte sacra do Museu das Missões
Vista dos arcos da construção preservada, no sítio histórico
Sino da igreja, fora da torre e parte integrante do Museu das Missões
Catedral Santo Ângelo, em São Miguel das Missões

Jefferson Bernardes - MTUR Jefferson Bernardes - MTUR Jefferson Bernardes - MTUR Jefferson Bernardes - MTUR Jefferson Bernardes - MTUR

História e construções preservadas
São Miguel das Missões é um dos sete povos das missões jesuíticas que conta com o maior número de construções preservadas do período colonial, de 1687 a 1756. Declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, a ‘Redução’, como era chamado o assentamento onde viviam os índios já convertidos ao cristianismo, tem na igreja de arenito sua principal obra, com a fachada ainda bem conservada e que dá uma ideia da imponência e da modernidade da construção, considerando a época em que foi realizada.

O sítio arqueológico fica aberto à visitação das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, de terça a domingo. Além da fachada da igreja, um cartão postal conhecido e imortalizado em séries e filmes brasileiros, é possível ver também as fundações do colégio dos jesuítas, das casas dos índios, uma pequena praça, um cemitério, uma horta e um pomar. Os objetos de arte sacra recuperados nas ruínas podem ser vistos no Museu das Missões, que fica no mesmo sítio e faz parte da visitação. O espaço foi construído com base na arquitetura missioneira, com telhas de barro e uma larga varanda. O local abriga quase 100 imagens, talhadas em madeira com estilo barroco e traços indígenas, sempre ocas por trás, para diminuir o peso e aumentar sua durabilidade, evitando rachaduras.

Outro local para conhecer nas redondezas é a Aldeia Guarani Tekoa Koenju, onde o visitante pode ver de perto os costumes dos índios guaranis, que voltaram a viver na região nos anos 90, e comprar artesanato feito por eles. O Ponto de Memória Missioneira é outra parada interessante, pois revela parte da história através de objetos que contam as transformações da região após os jesuítas serem expulsos. O acervo foi criado a partir das doações de famílias locais, que conservaram os artefatos. O Ponto de Memória fica próximo ao sítio, na rua Arnoldo Daher Boays, 514.

A vida da cidade gira ao redor desse patrimônio e é natural que o visitante queira conhecer tudo o que está relacionado a ele. Por essa razão, a Fazenda da Laje, a dezoito quilômetros de São Miguel, é uma das paradas. Foi lá que os jesuítas e índios pegaram as pedras para construir a Redução. Turismo rural, gastronomia, história e lendas fazem parte do passeio, que pode durar uma tarde inteira.

Espetáculo de Som e Luz

À noite as ruínas da antiga igreja se iluminam, em um show de luzes e música que conta a história dos jesuítas missioneiros que se assentaram na região para catequizar os índios guaranis. Dura cerca de 50 minutos e em alguns dias da semana também realizam a narração histórica em espanhol e inglês. Ingressos custam R$25 e são vendidos na entrada do sítio arqueológico, uma hora antes do início do espetáculo, às 20:00 entre fevereiro e outubro e às 21:30 durante o horário de verão.

Fonte Missioneira

A um quilômetro do sítio arqueológico é possível visitar uma fonte de água construída em pedra grês, com desenhos de anjos barrocos. A Fonte Missioneira servia para abastecer a Redução e tem um exemplar único, construído no período colonial. Pesquisadores procuram outras fontes como esta, das quais têm-se registro, mas ainda não foram encontradas.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Fioreze Centro

03 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Hotel Valle D'incanto

03 novembro 2020, 3 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Gramado

Estalagem St.Hubertus

02 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Canela

Pousada Villa Allegro

01 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Canela

Pousada Encantos da Terra

03 novembro 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã