0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Uma ilha para viver o esporte

Viajantes na Gran Canária.
Atividades subaquáticas.
Stand up na praia.
Lazer ao ar livre.
Caminhada na ilha

Jexa Jexa Jexa

A Grã Canária se transformou no destino ideal para os amantes da aventura, pela possibilidade de praticar esportes aquáticos e de montanha.
Nos últimos anos, a Gran Canária vem se consolidando como destino ideal para os amantes do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre, como o mergulho ou o montanhismo. Seus 21 municípios oferecem amplas opções de atividades de lazer e entretenimento ativo. A topografia da ilha e o clima tropical, com temperaturas amenas durante todo o ano, facilitaram a construção dessa fama de destino turístico de aventura, além de também ter contribuído para isso a diversificada e ampla riqueza paisagística. De escalar o Pico de las Nieves, localizado no centro da ilha a 1.949 metros com relação ao nível do mar, até a prática de esportes aquáticos em diferentes praias.

O viajante pode começar devagar, economizando esforços. Correr ou caminhar rapidamente no ambiente urbano do Parque Natural de Doramas ou patinar na pista de El Hoyo, acima da principal parada de ônibus das Guaguas Municipales.

Mas se preferir de correr riscos, precisará ainda escolher entre montanha e mar, já que a ilha oferece possibilidades muito distintas, sendo por isso conhecida como "continente em miniatura". Existem várias empresas que se dedicam ao lazer de adrenalina e facilitam a realização dessas atividades no que se refere à organização, aos materiais, ao transporte e aos monitores. Mojo Picón Aventura (consultar suas atividades em www.mojopiconaventura.com) é uma empresa que leva à sério seu refrão: "Uma ilha para viver o esporte".

Dentre as atividades de aventura que você pode realizar na ilha, têm destaque a escalada e a canoagem. A escalada em cânions é uma das atividades principais da ilha por sua topografia: inúmeras rochas, muitas com água, espalhadas pela paisagem do centro de Gran Canária. Caminhar, pular, subir ou descer desníveis, com ou sem corda, são algumas das opções. Dependendo do lugar que visitar - Los Cernícalos, na região de Telde, é uma das mais recomendadas -, poderá encontrar bosques com cascatas ou áreas com diferentes alturas.

O "coastering" começa a ser um dos esportes prediletos entre quem curte emoções fortes. É uma atividade completa que consiste em percorrer a costa pelas falésias marítimas e durante as quais o aventureiro pode fazer tirolesa, entrar em covas marinhas ou desbravar em profundidade a costa canária.

Para os mais atrevidos, também há o bungee jump, organizado por diversas empresas. Pular no vazio preso a uma corda é uma alternativa para quem não têm medo de nada. Empresas como www.aventuraencanarias.com cobram 20 euros para você experimentar uma das maiores subidas de adrenalina da sua vida.

Dentre as atividades marítimas mais populares, está remar em um caiaque. Existem várias praias a partir das quais há saídas, incluisive praias urbanas, sendo mais frequente partirem das praias da costa sul, região onde o mar é geralmente mais calmo do que na costa norte. Pilotar o caiaque é uma atividade simples e acessível para todos os públicos, seja qual for sua preparação física. Em resumo, a Gran Canária oferece um enorme lista de atividades para aqueles cujas férias ideais são algo mais do que tomar sol na praia.

Mergulho: explorando as profundezas da ilha

A Gran Canária é um dos destinos preferidos dos amantes de esportes aquáticos, mais especificamente do mergulho, graças à riqueza de seus mares. São muitos os turistas que se deslocam para a ilha para realizar cursos de mergulho, quer seja para aperfeiçoar a técnica, para aqueles já iniciados terem uma melhor base, ou para os novatos realizarem o mergulho de batismo. Tal fato provocou, nos últimos anos, um aumento considerável no número de empresas que oferecem esta atividade.

Recolher cogumelos nas ravinas

Além do prazer de desfrutar da natureza e observar a paisagem, ou liberar adrenalina escalando e mergulhando, existe a possibilidade de subir as montanhas e desfiladeiros de Gran Canária... com fins gastronômicos. Nozes e castanhas predominam na área e são comuns para os andarilhos dos montes canários que buscam suculentos cogumelos.