0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Antalya, “isso deve ser o céu”

Anfiteatro romano
Antalya
Cataratas de Düden
Costa Turca
Teatro de Aspendos

Essas são as palavras que proferiu um soldado quando o rei de Pérgamo ordenou procurar o céu na Terra. Atualmente, Antalya é um complexo turístico internacional, rodeado por ruínas cheias de história.
Desconhecemos o que levou o rei de Pérgamo, Átalo II, a mandar seus homens procurarem o céu na Terra. Mas é claro que, depois de muito buscar, os soldados determinaram, em pleno século I a.C., que, se o céu existia, devia ser aquele lugar ao sul da Anatólia: um despenhadeiro de pedra com praias de águas cristalinas do mar Mediterrâneo, rodeadas pelos montes Tauro. O rei decidiu chamar o lugar de Attalea (que derivou em Adalia até o atual Antalya) e fixou ali a base da sua poderosa frota naval. Depois da morte de Átalo III, passou para as mãos do Império Romano. Durante a época bizantina, a cidade teve grande importância, graças, em parte, à sua localização, isolada do resto do império e só acessível por mar, até que a expulsão dos turcos devolveu as vias de acesso ao golfo. No século XII, os turcos selêucidas voltaram a conquistar o terreno. Não é de se estranhar, portanto, que a região esteja cheia de lugares arqueológicos que, apesar de alguns serem vistos já em ruínas, contam a história de quem ali viveu: gregos, romanos, selêucidas e otomanos. Hoje em dia, Antalya é um dos lugares mais visitados no verão, tanto por turcos como turistas de todo o mundo.

Antalya está a apenas a uma hora de voo de Istambul, onde você encontrará as praias mais paradisíacas que possa imaginar, com as suas águas de cor turquesa e areias brancas. Segundo conta a lenda, Marco Antônio escolheu esse lugar para passar sua lua de mel com Cleópatra. Muito tempo depois, também Atatürk (venerado fundador da atual Turquia) descreveu-o como "o lugar mais bonito do mundo". Escolha um hotel com tudo incluído em praias como Lara e Konyaaltı e não será preciso se preocupar com mais nada que não seja escolher outro coquetel.

Como nem tudo dá para ver a partir da espreguiçadeira, visite o centro antigo para conhecer a história viva. Em plena cidade, encontra-se a Porta de Adriano, construída no ano 130 quando esse imperador a visitou. Você também deve conhecer a Torre do Relógio, na praça Karaalioglu, que fazia parte da antiga muralha. Imprescindível é a Torre Hidirlik, um antigo farol do século II. A mesquita do Minarete de Kesik é um dos edifícios mais antigos, que recebeu influências das culturas romanas, bizantinas, selêucidas e otomanas. Símbolo da cidade e que se destaca acima dela, com seus 45 metros, é o minarete estriado de tijolo vermelho da Mesquita Yivli Minare, a única parte que sobrou da antiga igreja bizantina (a mesquita adjacente e posterior).

Sugerimos passear pelas ruas estreitas do pitoresco bairro de Kaleiçi. Nos arredores, também existem maravilhas naturais, como o Parque Nacional Bey Daglari e o Parque de Düzlerçami, onde há duas espécies em perigo de extinção na Turquia: o veado selvagem e a cabra montês. E, se deseja ver a história concentrada em um só lugar, dirija-se ao Museu Arqueológico de Antalya, que só não abre às segundas. Há também o Teatro de Aspendo, antigo anfiteatro romano, perfeitamente conservado, que ainda recebe shows, festivais e apresentações teatrais.

Antalya é um desses lugares onde você pode descansar sobre a areia e, ao mesmo tempo, aprofundar-se um pouco na história dos antigos impérios que lutaram por esta região, tão bela quanto estratégica.

Cataratas de Düden: jatos d'água em direção ao mar

As Cataratas de Düden (do rio homônimo) são um grupo de curiosas cascatas que se dividem em duas. As superiores encontram-se a uns 14 quilômetros terra adentro e caem em um pequeno lago rodeado de vegetação. As inferiores e mais chamativas são quedas d'água que saem de um despenhadeiro rochoso diretamente para o Mediterrâneo.

Costa Turca: a Riviera Turca

Antalya situa-se na Costa Turca, conhecida também como a Riviera Turca, formada por 1.000 quilômetros de litoral, entre os mares Mediterrâneo e Egeu. Em localidades como Esmirna, Muğla, Aydın e Mersin, você poderá desbravar sítios arqueológicos, incluindo duas das sete maravilhas do mundo: o Templo de Artemisa e as ruínas do Mausoléu de Halicarnasso.