0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Passeio mágico pela Anatólia

Estádio de Afrodisias
Pamukkale
Templo de Artemisa em Éfeso
Capadócia

Reserve alguns dias da sua viagem a Istambul para um circuito de luxo por algumas das maravilhas guardadas por este país.
A apenas uma hora de voo de Istambul está um dos circuitos mais procurados e imprescindíveis da Turquia: o que percorre a Capadócia, Éfeso e Pamukkale. Nessa região, você passará dias incríveis e conhecerá a rica cultura turca para além de Constantinopla. Voe até Kayseri ou Nevşehir (voos diários para qualquer uma das duas províncias) para, então, chegar à Capadócia, o melhor lugar para começar seu passeio.

Você vai descobrir um cenário de contos de fadas. Não é em vão que 'Chaminés de Fada' é o nome de um dos seus vales, que se caracteriza por um conjunto de montanhas rochosas em forma de ponta acerada - resultado da erosão milenar da natureza - e que foi transformado em Parque Nacional e Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Devido à fragilidade material, a rocha foi escavada e serviu de refúgio em períodos de guerra e, ainda hoje, suas grutas continuam habitadas. O Museu ao Ar Livre de Goreme, os vales com paisagens vulcânicas e as grutas de Uchisar com suas cidades subterrâneas (visite pelo menos uma) deixam o visitante perplexo. Passe duas ou três noites nos hotéis das grutas para não perder nenhum detalhe da Capadócia.

Retome a viagem em direção a Éfeso (há voos diretos, de 1h30, a partir de Kayseri até Izmir). Essa cidade milenar, antigo centro religioso, cultural e comercial, foi considerada pela Unesco, em 2015, Patrimônio da Humanidade. Suas ruas greco-romanas estão cheias de ágoras e templos. A Biblioteca de Celso é uma atração indiscutível, mas não ficam para trás o teatro, o odeão e o Templo de Artemisa (a terceira das sete maravilhas do mundo antigo). Muito interessante também é a Casa da Virgem Maria, que, segundo as escrituras, foi o lugar para onde São João Batista levou Maria durante sua fuga de Jerusalém, depois da crucificação de Jesus.

A parada seguinte de seu passeio está a 300 quilômetros: Pamukkale, ou 'castelo de algodão'. Trata-se de um lugar curioso, coberto por cascatas brancas. O choque das placas tectônicas, devido aos terremotos, deu lugar a desníveis a partir dos quais brotam fontes termais com alto conteúdo mineral (calcário, especialmente). A antiga Hierápolis, ou 'cidade sagrada', foi construída na parte alta de Pamukkale, e ali você pode conhecer 'o martírio de São Filipe', conjunto arquitetônico onde o apóstolo Filipe sofreu seu martírio, e a fábrica greco-romana de azeite, descoberta recentemente. Se ainda tiver tempo, visite a cidade de Sagalassos, distante três horas de carro. É um dos locais mais ricos da antiguidade, onde as fontes monumentais ainda têm água.

A mais mágica viagem de balão que você possa imaginar

O típico cartão-postal da Capadócia está quase sempre coberto por enormes balões aerostáticos coloridos. Não perca a oportunidade de viajar nesses balões e ter a incrível perspectiva dos pássaros. Cada cesto tem capacidade para um total de 4 a 28 pessoas. O voo dura aproximadamente uma hora (dependendo do vento) e custa cerca de 500 liras turcas por pessoa.

Um estádio onde se luta contra o tempo

No caminho entre Éfeso e Pamukkale, pare na antiga cidade de Afrodisias (em homenagem a Afrodite, cujo templo domina a cidade). Trata-se de um conjunto arquitetônico que possui ruínas, quase intactas, do seu enorme estádio. Uma obra com capacidade para 30 mil pessoas, que sobreviveu a terremotos e batalhas e que se tornou o monumento mais bem conservado do mundo.