0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Dinossauros em Lanzarote

Pedro Almodóvar e Penélope Cruz em “Abraços Partidos”
Gravação de “Abraços Partidos” em Famara
La Geria é uma paisagem única para filmagens
Cartaz da exposição “Cinema Rodado em Lanzarote”
Praia de Famara, cenário de “Abraços Partidos”

Cedida por Lancelot Medios Cedida por Lancelot Medios

Filmes de ficção científica como "Um Milhão de Anos antes de Cristo" elegeram a ilha como cenário devido à sua paisagem única.
Lanzarote tem um caso de amor com o cinema. Sua luz nunca passou despercebida para muitos cineastas que souberam apreciar seu potencial como cenário de filme. O aspecto lunar e a cuidada geometria de algumas de suas paisagens geográficas fizeram da ilha um lugar disputado para rodagens, tanto nacionais como internacionais.

O britânico Don Chaffey foi um dos primeiros cineastas a chegar à ilha, em 1965, para gravar o filme "Um Milhão de Anos antes de Cristo". O longa, com direito a dinossauros e à participação da atriz Raquel Welch, foi um grande sucesso, colocando a paisagem da ilha nas telonas. Lugares como Timanfaya também foram palco de recriações de outros tempos e planetas em obras como “Evolução” (2001) e “Krull” (1983).

No total, Lanzarote apareceu em 49 produções cinematográficas. Uma das mais recentes é “Abraços Partidos” (2010), de Pedro Almodóvar. O cineasta soube jogar com a natureza da ilha para criar uma atmosfera intimista e perturbadora ao serviço de Penélope Cruz. Anos antes, outra atriz espanhola, Goya Toledo, dividiu o protagonismo com a paisagem na versão cinematográfica da novela “Mararía”, de Rafael Arozarena. Este drama rural dirigido por Antonio Betancor foi integralmente rodado em Lanzarote e sua fotografia, reconhecida pelos prêmios Goya.

Durante as últimas décadas, passaram por Lanzarote grandes nomes da sétima arte: diretores como Juan Antonio Bardem ou Werner Herzog; estrelas internacionais como Omar Sharif e Alain Delon; figuras-chave dentro dessa indústria como Ray Harryhausen, um dos grandes pioneiros dos efeitos especiais e responsável pela criação dos dinossauros de "Um Milhão de Anos antes de Cristo".

Entre as produções mais recentes filmadas em Lanzarote, destaca-se “No Coração do Mar” (2015), de Ron Howard, protagonizada pelo popular ator australiano Chris Hemsworth e que recria o naufrágio de um barco depois de colidir com uma baleia no século XIX (acontecimento real que inspirou Herman Melville a escrever "Moby Dick"). Curiosamente, a versão do diretor John Huston deste romance, protagonizada pelo ator Gregory Peck, também foi rodada nas ilhas Canárias, mais exatamente na Grã Canária. Também recentemente, em 2010, outra grande produção de um filme de ação, "Fúria de Titãs", com Sam Worthington como herói mitológico, encontrou em Lanzarote o cenário perfeito para batalhas entre deuses e titãs.

Exposição de cinema

Se você é cinéfilo e quer saber mais sobre a relação da sétima arte com Lanzarote, a Casa Amarilla de Arrecife (León y Castillo, 6) permite apreciar a exposição "Paisagem de Celuloide - Cinema Rodado em Lanzarote". Fragmentos audiovisuais e material documental percorrem as 49 produções cinematográficas filmadas na ilha até hoje.

Paisagens reconhecíveis

Durante sua estada na ilha, visite facilmente os lugares de Lanzarote que já foram usados como set de filmagens. As Montanhas do Fogo (cenário de "Um Milhão de Anos antes de Cristo"), Femés (palco de "Mararía") ou as praias de Famara e La Geria (parte fundamental do enredo de “Abraços Partidos”) são alguns deles.