0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Era uma vez um bairro chamado TriBall

Microteatro por Dinero em Madri
Detalhe da Loja TriBall
Loja TriBall
Loja Pepa Loves em Madri

José Barea / Madrid Destino, Cultura, Turismo y Negocio

Em uma localização central e atrás da Gran Vía, surge o triângulo Ballesta (TriBall), um bairro considerado degradado há apenas uma década e, hoje, transformado no mais 'cool' de Madri.
Alguns empenham-se em torná-lo uma espécie de Soho londrino. Outros batizam a região imitando as siglas do famoso Tribeca nova-iorquino. Porém, todos reconhecem a natureza do bairro capaz de reinventar-se sem perder a personalidade e a essência castiça.

Situado entre a agitada Gran Vía, onde estão várias franquias de marcas da moda, e a rua Fuencarral, repleta de comércios alternativos, o chamado TriBall não é exatamente um bairro, mas sim uma área delimitada pelas ruas Gran Vía, Fuencarral e Corredera Baja de San Pablo, a um passo dos bairros da Malasaña e Chueca, e que oferece uma grande oferta de locais de lazer, alimentação e compras.

A região do Triângulo de Ballesta está repleta de referências históricas, urbanísticas, arquitetônicas e literárias. Cheia de edifícios de interesse histórico e cultural. Numerosos escritores, obras literárias e tradições estão relacionadas com as suas ruas. Apesar de sua localização central, com os anos, a área foi ficando degradada social e arquitetonicamente. O resultado foi um abandono total que moradores e comerciantes ainda lamentam. No entanto, graças à iniciativa de um grupo de empresários sonhadores, no início deste século, começou a remodelação social do bairro, embora isso tenha feito surgir o temor de que a revalorização imobiliária expulse os atuais moradores.

Esta área pode ser considerada, atualmente, moderna e antiga ao mesmo tempo. Uma aparente contradição que se entende quando se passeia por suas ruas. No TriBall, é possível encontrar tabernas, restaurantes e lojas convencionais ao lado de comércios mais minimalistas, multifuncionais ou 'gastrobares', que são conceitos mais atuais. Embora ainda haja muito para alterar, a área concentra mais restaurantes criativos, lojas 'vintage' e espaços culturais do que outras regiões da cidade. Enfim, é uma região cheia de ruas de contraste, onde espaços modernos convivem com comércios antiquíssimos.

A oferta cultural, além das cada vez mais concorridas salas de 'microteatro', é representada pelo Teatro Lara, um clássico construído no século XIX que incorporou uma sala off, e o Teatro Alfil, que é protagonista, há décadas, de uma programação alternativa. Além disso, algumas lojas de moda vanguardista organizam habitualmente exposições de arte urbana e eventos 'pop-up'. Assim, a oferta de lazer e gastronomia inclui espaços diversos, com um toque original e vanguardista.

É impossível definir a oferta culinária do bairro. Encontraremos desde estabelecimentos de comida clássica, como a castiça Casa Perico, com boa matéria-prima e trato familiar, até propostas de comida macrobiótica. Também podemos escolher onde tomar um 'brunch' aos fins de semana, como no Maricastaña ou em espaços com decoração muito bem cuidada, po exemplo o Bar Galleta. Na rua Pez está o Lamucca, e, muito perto dele, o La Pescadería. Há, ainda, lugares multifuncionais como o Kitchen Club, onde você pode aprender a cozinhar, fazer um curso de degustação de gim tônica ou organizar uma festa com amigos. E propostas gastronômicas de autor, como o La Tasquita de Enfrente, do chef Juanjo López. Tudo isto faz do TriBall um lugar imprescindível para conhecer a nova Madri.

Kikekeller: loja de dia, drinques à noite

Uma das pioneiras da região foi a loja e showroom Kikekeller, com propostas modernas de design de interiores para decorar espaços e exposições. Além disso, à noite, enquanto todas as lojas dormem tranquilamente, Kikekeller transforma-se em um 'speakeasy' e enche-se de notívagos com vontade de aproveitar o momento ouvindo música, tomando um drinque e, de passagem, levar para casa os objetos decorativos que os rodeiam.

Antigos cinemas Luna, quilômetro zero do TriBall

A praça de Santa María Soledad Torres Acosta, onde estavam localizados os cinemas Luna, é o centro natural do TriBall. Porém, até 2014, esteve praticamente de costas para o renascimento do bairro. Hoje em dia, a reabilitação do edifício, convertido em academia com restaurante e pátio, devolveu à praça a sua importância como centro crucial desta zona 'cool' de Madri.

Top 5 Hotéis

Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

SYTB&B Luxury Bed and Breakfast

31 janeiro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Apartamentos Caballero de Gracia

04 fevereiro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Artiem Madrid (ex Arturo Soria Suites)

02 fevereiro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Hostal Central Palace Madrid

03 fevereiro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madrid

Sungate ONE

03 fevereiro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa