0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Feiras: imprescindíveis aos fins de semana

MadrEAT: food truck Picsa
MadrEAT
Matadero Madrid: Central de Diseño
Matadero Madrid
Mercado de Motores

Luis LuCheng/ VisualHunt.com

Unir compras e gastronomia em lugares com encanto é o plano perfeito para o fim de semana madrilenho. São muitos os que se dirigem aos cada vez mais frequentes eventos 'pop-up'.
As feiras não são novas em Madri. A mais representativa sempre foi o El Rastro, uma feira tradicional que junta, todas as manhãs de domingo e feriados, vendedores de todo tipo na rua Ribera de Curtidores e em outras vias próximas da parte antiga da cidade. Popular e populosa, atrai visitantes de fora e os que procuram antiguidades e produtos a bons preços. Também permanente e consolidada é a feira de livros, que possui tanto novidades literárias como livros de segunda mão e está localizada ao lado do Real Jardín Botánico, na Cuesta de Moyano. E uma das mais esperadas do ano é a Feira de Natal, que se instala na Plaza Mayor em dezembro com suas desejáveis ofertas de decoração natalina.

A estas feiras, nos últimos anos, juntaram-se outras que surgiram por meio de iniciativas privadas, com periodicidade geralmente mensal. São eventos que reúnem pequenos designers e artesãos, geralmente jovens, que apresentam trabalhos cheios de criatividade em locais onde também é possível comer e beber uma cerveja. Além da originalidade, costumam compartilhar também um espírito ecológico, de sustentabilidade e reciclagem dos produtos que consumimos no dia a dia. As instalações destas feiras são efêmeras e apostam, para a sua divulgação, no boca a boca e nas redes sociais. Entretanto, ultrapassaram já o simples caráter de feira ocasional e tornaram-se programas de lazer para toda a família ou para passar o tempo com os amigos.

Seguindo o exemplo da Spitalfields de Londres, uma das pioneiras é o Mercado de Motores. Grande parte do seu encanto está na sua localização: o Museo del Ferrocarril (ferrovia), em uma antiga estação que guarda trens e locomotivas de diferentes épocas. No interior do edifício, encontram-se objetos únicos de designers jovens, mas também bicicletas clássicas e móveis 'vintage', enquanto que, no exterior, o que mais chama a atenção são os objetos de segunda mão, desde guitarras elétricas a brinquedos e louças. A feira dispõe, ainda, de oferta gastronômica ao ar livre, para degustar alguns pratos sentado à mesa ou em espreguiçadeiras ao sol, e as crianças podem entrar em um trem em miniatura.

O espaço culturalmente mais inquieto e inovador de Madri, o Matadero, não podia permanecer alheio a estas iniciativas. Lá é possível conferir, todos os meses e mediante o pagamento de entrada, as últimas tendências de design a partir do trabalho de mais de uma centena de artistas independentes. O objetivo do Mercado de Diseño é popularizar o design de qualidade e torná-lo acessível ao maior número possível de pessoas. Para transformar este objetivo em uma alternativa de lazer, complementam a exposição programas de workshops, shows e uma oferta gastronômica de 'food trucks' em um pátio exterior.

Se a gastronomia costuma ser um complemento das feiras, na MadrEAT, ela é a protagonista. Localizada nos jardins de Azca, uma praça arborizada no centro financeiro de Madri, ocorre sempre no terceiro fim de semana de cada mês e reúne mais de 50 'food trucks' e pontos de venda de comida de todo o mundo. Ali você vai encontrar, para degustar com uma cerveja artesanal ou com um vermute, de hambúrgueres e pizzas argentinas a tortas vietnamitas, sushi e tapas de autor - tudo preparado por chefs com estrela Michelin ou por restaurantes madrilenhos e de outras partes da Espanha.

Lost&Found Market, no Conde Duque

Organizada em Barcelona ao longo de oito anos, em 2015, concretizou-se sua primeira edição madrilenha, realizada em um dos pátios do Centro Cultural Conde Duque. Além dos habituais pontos de venda de objetos de decoração, roupa e complementos 'vintage', assim como livros e brinquedos de segunda mão, a música é um elemento importante nesta feira, já que anima as pessoas enquanto procuram tesouros de outras épocas. Aqui também é possível encontrar 'food trucks' que oferecem variadas opções para comer e beber.

Madrid Productores

A venda direta ao público de produtos locais é a filosofia da Madrid Productores, feira que se realiza no último fim de semana de cada mês no exterior do Matadero Madrid. O evento pretende recuperar e divulgar produtos cultivados, criados e processados nos arredores de Madri. Deste modo, ali você pode comprar frutas e legumes ecológicos, pão, doces, chouriços, queijos, carnes, cervejas e vinhos, bem como degustar, no momento, pratos elaborados com esses mesmos produtos.

Top 5 Hotéis

Espanha, Comunidade de Madrid, Madri

Artiem Madrid (ex Arturo Soria Suites)

30 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madri

Room Mate Laura

31 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madri

Catalonia Las Cortes

31 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madri

Atlántico

01 abril 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Espanha, Comunidade de Madrid, Madri

Gran Meliá Palacio de los Duques (ex Tryp Ambassador)

30 março 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa