0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Um dia no Parque Nacional do Pau Brasil

Vista do Monte Pascoal
Árvore do Pau Brasil
Mata do Parque Nacional Pau Brasil
Um barco navega em meio à vegetação
Vista do Monte Pascoal, com uma área sem vegetação

Natureza preservada e trilhas na Costa do Descobrimento
O Parque Nacional do Pau Brasil é relativamente recente, foi criado em 1999 por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil. É uma das áreas mais extensas de Mata Atlântica no sul da Bahia. A zona faz parte da Costa do Descobrimento, como foi denominado para fins turísticos o trecho do litoral onde os portugueses se estabeleceram inicialmente. Ali ainda é possível encontrar sítios arqueológicos que contam a história do país, dos resquícios de assentamentos dos jesuítas aos edifícios coloniais e igrejas que ainda hoje se mantém nos povoados do litoral, como Arraial, Cabrália e Trancoso.

O Parque tem trilhas acessíveis, que duram entre quinze e 60 minutos, e há três níveis de dificuldade. A mais fácil, que também é a mais longa, é conhecida como Trilha das Antas. Chama-se assim porque as antas, mamíferos que têm uma grande população na área preservada, se banham durante a noite em uma pequena lagoa, que se encontra ao final da trilha. O caminho tem pouco mais de dois quilômetros, é totalmente plano e acessível, até para quem tem dificuldades de se locomover.

Há apenas uma queda em todo o Parque, a Cachoeira Jacuba. Própria para banho, é possível chegar até ela por um caminho facilitado por escadas e cipós, em uma estrada aberta pelos índios da tribo Tupinambá, identificada pelos jesuítas em 1536. É uma das mais bonitas do parque, pois nela o visitante é praticamente ‘engolido’ pela mata densa e se sente dentro da floresta, cercado de árvores altas, rastros de animais e solo protegido pela folhagem.

A reserva também é o paraíso dos observadores de aves, que podem apreciar 214 espécies, entre elas sabiá-pimenta, balança-rabo-canela e crejoá. Todas estão ameaçadas de extinção e são típicas da Mata Atlântica. E tudo isso entre bromélias, árvores e exemplares de todas as idades de Pau Brasil, a árvore nobre de madeira avermelhada que deu nome ao país e está quase extinta atualmente. São mais de 10.000 espécies de plantas catalogadas em uma área de 19.000 hectares.

Como visitar

A visita deve ser agendada previamente através do e-mail parnadopaubrasil@gmail.com. O Parque funciona de segunda a sexta das 8:30 às 16:00 e o acesso se dá por uma estrada de terra que sai da cidade de Eunápolis, a 65 quilômetros de Porto Seguro. Há estacionamento no local e não existe transporte público. Atenção para a previsão do tempo: caso seja de chuva, melhor adiar a visita.

Parque Nacional de Monte Pascoal

Outro parque cujo acesso se dá desde Eunápolis é o Parque Nacional de Monte Pascoal. O nome se refere ao morro que Cabral avistou ao chegar ao Brasil. Mais antigo, criado em 1961, tem áreas de mangue, falésias e restingas além de florestas de Mata Atlântica. A trilha mais interessante é a que vai até o cume do monte. O caminho é curto, cerca de 1,5km, mas a subida é íngreme. Tem também mirante, para quem quer tirar belas panorâmicas sem perder o fôlego.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Nordeste, Porto Seguro

Pousada Água de Coco

21 outubro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Porto Seguro

Villa Palmeira Azul

23 outubro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Porto Seguro

Hotel Recanto do Sol

21 outubro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Porto Seguro

Portinari Residence

21 outubro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, De acordo com o programa
Brasil, Brasil - Região Nordeste, Porto Seguro

Pousada Bemvira

21 outubro 2019, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã