0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Vale Europeu

Casal com roupas típicas do Oktoberfest
Vila alemã em Blumenau
Degustação de cervejas
Grãos usados na fermentação
Museu da Cerveja, em Blumenau

A ‘Rota da Cerveja’ e outras atrações
Santa Catarina é um estado que tem tradição cervejeira, herança da imigração alemã, cujo legado também se vê na arquitetura e na gastronomia. A bebida dourada é a grande estrela da Oktoberfest, uma das maiores festas do Brasil e que acontece em Blumenau, uma cidade catarinense. Esta localidade de pouco mais de 300 mil habitantes ainda preserva ares de interior e pertence ao chamado ‘Vale Europeu’, uma rota turística que reúne cinco municípios produtores de cervejas artesanais. O passeio inclui degustações e visitas às fábricas, imperdível para quem visita a região.

O ideal é começar por Indaial, a cidade mais distante da capital, a 166 quilômetros de Florianópolis. A Heimat é uma das fábricas locais. Ela preserva mais de 600 anos de história através da receita original da cerveja, criada na Idade Média, e até hoje mantida pelo neto do imigrante alemão que a trouxe para a colônia, em 1932. Apesar de terem a mesma base, o chopp e a cerveja da marca são diferentes pelo processo de elaboração. Independentemente da explicação, só experimentando para entender!

Percorrendo 25 quilômetros chega-se Blumenau, onde o visitante pode conhecer o Museu da Cerveja. O casarão fica na via principal da cidade, a Rua XV de Novembro, 160, e está aberto todos os dias entre 10:00 e 16:00. Lá estão expostos vários utensílios, do passado e do presente, que explicam a produção e evolução da cerveja, assim como grãos e processos de fermentação. Outra parada é a Bierland, uma cervejaria que tem um bar anexo onde é possível provar quatro tipos de chopp de produção própria. A Eisenbahn, já conhecida nacionalmente, é outra fábrica que fica na cidade, mas que já não oferece visitas guiadas em suas instalações.

Gaspar é a terceira cidade da rota, a pouco mais de quinze quilômetros de Blumenau. É lá que fica a Das Bier. Além da boa seleção de cervejas de trigo, o local tem restaurante e um lago, que fazem da casa uma opção de passeio em estilo ‘turismo rural’. Mais um pouquinho de estrada e o visitante chegará a Brusque, a casa da Zehn Bier. O mestre cervejeiro se formou na escola de Munique e a garantia é de que o produto estrela mantém a lei de pureza alemã, de 1516.

Por último, quase sem sair de Brusque, está Guabiruba, onde a Kiezen Ruw nasceu. A produção começou a partir da curiosidade dos donos, que foram testando até chegar em dez sabores que costumam encantar quem vai ao pub da cervejaria. O bar funciona somente às sextas e sábados, tem música ao vivo e petiscos de qualidade, o que torna a experiência ainda mais agradável para o visitante que concluir o passeio por lá.

O que saber antes de ir

É preciso reservar com antecedência as visitas às fábricas. Através do site de cada uma é possível pedir informações sobre o que cada visita oferece, tempo e valores. Procure saber se é possível trocar o valor da visita por produtos, algumas cervejarias oferecem esta modalidade. Bierland: http://www.bierland.com.br. Das Bier: http://www.dasbier.com.br/. Heimat: http://www.cervejariaheimat.com.br. Zehn Bier: http://www.zehnbier.com.br/. Kiezen Ruw http://kiezenruw.com.br.

Além de cerveja

As cidades da Rota têm alguns pontos interessantes que o visitante pode aproveitar para conhecer durante a viagem. Blumenau fora da temporada da Oktoberfest tem belos parques e praças, além de ótimas opções para turismo gastronômico para quem quer conhecer a autêntica cozinha alemã. Alguns restaurantes têm boas referências no quesito, como o Abendbrothaus, Alemão Batata e o Gasthof Zum Bierpark. Brusque: além da Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, a localidade é conhecida por grandes lojas de roupas, como a Havan, e pelo Parque das Esculturas, que fica ao lado desta. Em Gaspar de outubro a março dá para aproveitar os parques aquáticos, como Cascanéia e o Recanto Arraial, assim como atividades de turismo rural, como pesque-e-pague, fazendas de trutas, trilhas e cachoeiras.

Top 5 Hotéis

Brasil, Brasil - Região Sul, Imbituba

Pousada Areias do Rosa

19 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Só alojamento
Brasil, Brasil - Região Sul, Imbituba

Vida Sol e Mar Ecoresort

19 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã
Brasil, Brasil - Região Sul, Imbituba

Residencial encantos do rosa

14 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Só alojamento
Brasil, Brasil - Região Sul, Imbituba

Pousada Kalani

16 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Só alojamento
Brasil, Brasil - Região Sul, Imbituba

Pousada Bungalow

19 agosto 2020, 2 noites, 2 Pessoas, Café da manhã