0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Garota de Ipanema

Atardecer en playa de Ipanema
Musico en Ipanema
Paseo maritimo de Ipanema
Tablas de surf en Ipanema
Ipanema durante el Carnaval

O Brasil não seria o mesmo sem a bossa nova, um gênero musical derivado do samba que se popularizou graças a uma canção especial: "Garota de Ipanema".
Seguindo o rastro da canção, chegamos a Ipanema, um bairro não só emblemático, mas também um dos mais ricos e luxuosos do Rio de Janeiro. É nesta zona que se concentram alguns dos cafés, restaurantes, butiques e hotéis mais famosos de todo o Brasil. E foi precisamente em um café deste bairro que um poeta de enorme talento, Vinicius de Moraes, e um prolífico compositor, Antônio Carlos Jobim, encontraram inspiração para escrever a letra de "Garota de Ipanema": “Moça do corpo dourado / do sol de Ipanema / O seu balançado / é mais que um poema”.

Eram os anos 1960 e o nascimento da icônica música havia ocorrido em uma cafeteria chamada Veloso. O local, porém, ao ver o tamanho sucesso da canção, trocou de nome para se chamar Garota de Ipanema. Situado no número 49 da rua Vinicius de Moraes, é, hoje em dia, lugar de peregrinação de turistas. Entre os pratos à disposição no mítico local, encontra-se a picanha. Ali também é possível beber uma refrescante caipirinha enquanto se contempla fotografias e partituras da época.

Rapidamente, a canção e o bairro transformaram-se em símbolo da bossa nova. Este ritmo, surgido nos anos 1950, conseguiu popularidade mundial com a inclusão de músicos como Vinicius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim no panorama artístico. A herança deste sucesso e o fato de se ter se transformado em um anúncio para turistas fizeram com que muitos locais passassem a oferecer música ao vivo. O Vinicius Piano Bar é um dos mais famosos. Fazer aulas de samba também é uma divertida proposta em uma visita a Ipanema. Há vários salões de samba, conhecidos por gafieiras, onde a ideia é se deixar levar por estes ritmos brasileiros. Existem outros locais onde o samba mais tradicional se combina com estilos mais modernos como o hip hop. É o caso do Studio RJ-New, discoteca com propostas variadas.

Do café Garota de Ipanema, o viajante pode ir à avenida Vieira Souto e continuar o passeio pela orla, em direção leste, sentido Copacabana. A fina areia branca, as ondas, os surfistas ou os esportistas do calçadão chamam a atenção. Assim como uma estátua de bronze de Tom Jobim em tamanho real. O passeio é bastante recomendável e pode se estender até o fim da tarde, acabando com um descanso sob a sombra de uma árvore no parque Garota de Ipanema ou na pedra do Arpoador, vendo o pôr do sol: cenário eleito por muitos cariocas e visitantes para isso.

Antes de deixar o bairro, visite o centro de referência da bossa nova, a Toca do Vinicius (rua Vinícius de Moraes, 129 C). A loja está a cargo de Carlos Alberto, grande conhecedor da história da música brasileira. Livros, partituras e letras de canções que não existem em nenhum outro lugar podem ser encontrados nas suas estantes.

A verdadeira garota de Ipanema

Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mais conhecida no Brasil como Helô Pinheiro, é o nome da musa que inspirou os compositores a escrever a canção "Garota de Ipanema". Atualmente, a famosa jovenzinha é uma mulher septuagenária, casada, com quatro filhos, empresária e apresentadora do programa "Ser Mulher" do canal de televisão Fox Life, que encabeça ao lado de uma de suas filhas.

"Garota de Ipanema"

É uma das canções com mais versões, adaptações, traduções e gravações da história da música. Foram muitos os artistas, de diferentes nacionalidades, idades e estilos, que incluíram a música em seus repertórios. Entre os mais destacados, estão Frank Sinatra, Stevie Wonder, Madonna, Amy Winehouse, Astrud Gilberto, Stan Getz, Richard Clayderman, Ella Fitzgerald, Toquinho ou Andrea Bocelli.