0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Informações Úteis

Fuso horário

O fuso horário no Rio é GMT – 3. O Brasil tem quatro fusos horários no total e nem todos os estados do país fazem a mudança de horário quando chega o verão.

Língua

A língua oficial é o português.

Moeda

O real é a moeda oficial. O símbolo é R$ e a sigla, BRL. Há notas de 1, 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais e moedas de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos de real, e de 1 real.

Eletricidade

No Rio de Janeiro, as tomadas usadas têm três pinos e os dispositivos elétricos funcionam com voltagem de 110 V.

Cartão Pré-Pago Metro Rio

O cartão pré-pago é a forma mais cômoda de viajar de metrô pelo Rio. Com ele, você evitará intermináveis filas nas horas de pico. O carregamento inicial é de R$ 5. Disponível em bilheteiras e máquinas da rede de transporte.

Outros cartões de transporte

As zonas mais afastadas da rede de metrô estão conectadas a ela por meio de linhas de ônibus. Antes de comprar estes bilhetes duplos, certifique-se de que especificam "ônibus + metrô".

Horário comercial

O horário comercial no Rio vai, geralmente, das 8h às 18h. Bancos costumam abrir das 10h às 16h. Shoppings funcionam das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, em domingos e feriados. Bares e restaurantes são mais flexíveis e podem ficar abertos durante toda a madrugada.

Postos de informação turística

A Riotur é a agência oficial de informação turística do Rio de Janeiro e tem postos de informação espalhados por toda a cidade, em especial nos aeroportos, no bairro de Copacabana ou na estação do teleférico do Pão de Açúcar. Saiba mais: www.rio.rj.gov.br/riotur

Telefones úteis

Ambulância: 192. Bombeiros: 193. Defesa Civil: 199. Polícia Civil: 197. Polícia Federal: 194. Polícia Militar: 190. Centro de Atendimento ao Turista: 0800-282-1195.

Dias da semana

A forma de denominar os dias da semana no Brasil pode confundir alguns estrangeiros, especialmente os que falam espanhol. O primeiro dia útil da semana é a segunda-feira ou segunda, em sua versão mais curta (equivalente ao 'lunes' ou 'monday'). Logo vêm a terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira. As próximas duas jornadas, sábado e domingo, costumam ser dias de descanso.