0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Faça de Roma um parque de diversões

Família visitando o Coliseu
Criança jogando moeda na Fontana di Trevi
Crianças brincando nas ruas de Roma
Mãe e criança visitando os Museus Vaticanos
Visitando Roma em família

Em que outro lugar do mundo as crianças podem subir às cúpulas das igrejas, procurar gladiadores, descobrir paisagens secretas e comer pizza e picolé ao longo do caminho?
Roma é uma cidade cheia de atrações e estímulos para a imaginação infantil. A primeira delas são os próprios monumentos da Cidade Eterna que, vistos pelos olhos das crianças, podem transformar-se em um parque de diversões inigualável. Comecemos pelo Coliseu, um monumento espetacular tanto para adultos quanto para crianças. Em seus arredores, costuma-se encontrar centuriões disfarçados com os quais as crianças brincarão e tirarão fotografias. Isso, claro, sempre com o consentimento dos pais sobre o valor a ser pago, para evitar que a alegria acabe virando tristeza.

A segunda atração adequada tanto para os pequenos quanto para os crescidos é a Basílica de São Pedro. Com dimensões gigantescas, esta basílica tem tudo, e podemos iniciar o tour por suas pias de água benta. As crianças também vão gostar da figura de São Pedro em bronze com o pé desgastado, a cúpula vista do interior, o baldaquino de bronze, etc. Se forem maiorzinhos, não deixe de levá-los à cúpula: a aventura e a vista lá de cima serão algumas das melhores experiências terão em Roma.

A Fontana di Trevi tem de ser visitada, tanto de dia quanto de noite, e as crianças não podem deixar de cumprir o ritual de lançar uma moeda na água de costas para a fonte. Também vão adorar a Piazza Navona, com sua fonte cheia de monstros, e a Piazza Spagna, com sua escadaria imponente, especialmente se a encontrarem cheia de gente e enfeitada com flores durante a primavera. Para o raro caso de encontrem a Piazza Spagna vazia, esta parecerá um pouco desinteressante.

Outro dos espaços romanos fundamentais aos quais é importante levar as crianças é o Castelo de Sant'Angelo, cheio de passarelas, escadas, pátios externos, varandas com vistas magníficas do meio exterior e do interior e um enorme cofre do tesouro, além de outras atrações. Que mais se pode pedir para estimular a imaginação? O Panteão é visita obrigatória para pais e filhos. Este monumento incrível impressiona qualquer um. Uma história que costuma divertir os pequenos é a que narra a construção da grande cúpula de forma perspicaz. Em vez de utilizarem andaimes e suportes de madeira, ergueram um enorme monte de terra em cujo interior foram escondidas centenas de moedas de ouro. Depois, para retirar a terra, não foi preciso contratar trabalhadores. O imperador disse que qualquer um poderia ficar com as moedas que encontrasse e, claro, em poucos dias, toda a terra desapareceu.

A Bocca della Verità, semelhante ao conto do Pinóquio, costuma ser um momento emocionante quando se coloca a mão na famosa abertura, que se fecha repentinamente sobre os que não dizem a verdade. Dali, pode-se levar os pequenos aos mercados de Trajano, um labirinto de corredores, escadas e galerias estreitas, onde brincarão e vivenciarão grandes momentos de alegria. Por outro lado, a visita às Catacumbas da Via Appia pode ser feita como um momento de descanso nos jardins da primeira calçada romana, antes de percorrê-la alugando bicicletas.

Existem também eventos militares que vão divertir as crianças. Para começar, há o canhão do Gianicolo, que dispara uma salva todos os dias ao meio-dia para sincronizar os sinos de todas as igrejas da cidade. Nos dias tranquilos, o disparo de canhão é ouvido em todo o centro de Roma por quem está nas proximidades. É uma festa para as crianças que adoram uma agitação. A segunda é a cerimônia da troca de guarda, em frente ao Palácio do Quirinal, às três da tarde. Trata-se de um ato pomposo, quase uma dança, e fica a somente a cinco minutos da Fontana de Trevi.

Mistérios escondidos

Roma é também a cidade do barroco e a arte da surpresa, da fantasia e do engano. Há três exemplos de ilusionismo que assombrarão seus filhos. Em primeiro lugar, está a perspectiva forçada de Borromini no Palazzo Spada: trata-se de uma galeria de 9 metros que parece ter 40. Outra é a falsa cúpula, pintada na igreja de Santo Inácio; só se aprecia a ilusão convenientemente de um ponto específico da igreja. Por fim, a igreja do Gesù, com sua abóbada imponente e as estâncias de Santo Inácio, onde apreciarão os afrescos na ilusão das galerias que conduzem até ali.

Programas só para eles

Roma apresenta, além de tudo, uma ampla oferta específica para os pequenos, como o teatro de marionetes do Gianicolo: é uma atração com polícia, diabo, personagens burlescos, belas princesas e batidas aos montes. O museu Explora é a recriação de uma cidade de brinquedo feita no tamanho das crianças, com supermercado, posto de gasolina e banco. Há ainda o Bioparco, que é o Jardim Zoológico de Roma, com mais de 200 espécies de animais, e o Hydromania, um grande parque aquático nos arredores de Roma.