0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Cidade de cinema

Cable Car em São Francisco.
Centro de São Francisco.
Golden Gate Bridge.
Painted Ladies.
Porto de São Francisco.

holbox / Shutterstock.com wowri / Shutterstock.com Andrew Zarivny / Shutterstock.com Curioso / Shutterstock.com Telesniuk / Shutterstock.com

São Francisco já foi cenário de um grande número de produções de Hollywood. Sua inconfundível orla costeira e o encanto de seus bairros mereciam um Oscar.
Cidades que aparecem em filmes costumam parecer similares entre si, mas não é o caso de São Francisco. A Golden Gate ou suas ruas íngremes, com o clássico tram, não deixam dúvidas: o filme foi rodado ali. É o caso do filme "Meu Nome É Khan", produção indiana em que Mandira põe como condição para se casar com Rizwan Khan que ele lhe mostre um lugar da cidade que ela ainda não conheça. Depois de muito procurar, seu amado acerta. Não com um lugar, mas com um momento: o nascer do sol a partir de uma colina, de onde a cidade desaparece debaixo da característica neblina da baía. Só se sobressaem a Golden Gate e o arranha-céu Transamerica Pyramid.

As primeiras sequências de "Relíquia Macabra" ("The Maltese Falcon"), de 1941, passam-se no escritório de Humphrey Bogart, que observa a cidade de sua janela. Anos depois, Alfred Hitchcock aproveitou a beleza cinematográfica de São Francisco para rodar "Um Corpo Que Cai" ("Vertigo"), de 1958: a partir do Fort Point, Kim Novak se lança na água para acabar com sua vida, mas é salva a tempo por James Stewart. Em "Bullitt", de 1968, Steve McQueen mostrava a cidade ao volante de seu Ford Mustang GT por meio de perseguições. O único lugar onde não se pôde filmar foi na Golden Gate (por falta de autorizações municipais). A prisão de Alcatraz também foi cenário de vários filmes, entre eles "A Rocha" ("The Rock"), de 1996, protagonizado por Sean Connery, Nicolas Cage e Ed Harris, que narra o resgate de reféns na ilha. Já em "Alcatraz - Fuga Impossível", de 1979, foi recriada a fuga realizada pelos irmãos Anglin e Frank Morris. Este último é interpretado por Clint Eastwood, que anos antes já havia rodado "Perseguidor Implacável" (1971) na mesma cidade californiana.

Na década de 1990, São Francisco destacou-se como cenário sugestivo para filmes míticos como "Instinto Selvagem" (1992), que conta a história de um romance tórrido entre Sharon Stone e Michael Douglas... que também protagonizou por lá "Vidas em Jogo" (1997), com Sean Penn. Este, por sua vez, deu vida a um político homossexual em "Milk" (2008), rodado integralmente em São Francisco. Ainda é possível visitar o lugar onde Harvey Milk abriu sua loja de fotografia em 1972, no número 575 da rua Castro. Camera Castro já não existe, mas uma placa recorda o ativista na fachada da The Human Rights Campaign Store, loja que está em seu lugar.

Foi para uma das tradicionais casas vitorianas que se mudaram Melanie Griffith e Matthew Modine em "Morando com o Perigo" (1990), no bairro com o mesmo nome. A história conta do pior pesadelo para os dois com o inquilino Michael Keaton. E em outra destas casas, Robin Williams é contratado como babá no inesquecível "Uma Babá Quase Perfeita" (1993). E foi nas escadas da entrada do número 2640 da rua Steiner que os fãs depositaram flores quando Williams faleceu, em 2014. Em "Entrevista com o Vampiro" (1994), Brad Pitt decide contar sua história a Christian Slater... Lembre-se de que a última e impactante cena se passa na Golden Gate.

A cidade é parcialmente destruída em "O Incrível Hulk" (2003), logo depois de Cameron Diaz passear por suas vertiginosas ruas em "Tudo Pra Ficar com Ele" (2002). Ruas por onde passou a adolescente Anne Hathaway em "O Diário da Princesa" (2001). Um dos últimos filmes rodados por ali (até agora) foi "Planeta dos Macacos" (2011), onde os chimpanzés, orangotangos e gorilas travam uma batalha contra os humanos na Golden Gate. No final, fogem para o Parque Nacional Muir Woods, pendurando-se em suas enormes sequoias.

Também na telinha

As irmãs da série "Jovens Bruxas" ("Charmed") viviam em uma casa vitoriana de São Francisco. Apesar de a casa original estar em Los Angeles, a série utilizava alguns planos da cidade entre as sequências. Não esquecendo "Três É Demais" ("Full House"), com John Stamos, Candace Cameron e as gêmeas Olsen, cujas cenas foram filmadas nas Painted Ladies e na Golden Gate. Atenção com "Twin Peaks": a famosa série de David Lynch não tem nada a ver com as colinas de São Francisco. Ali, você não vai encontrar Laura Palmer nem seu assassino, mas terá as melhores vistas da cidade.

Tour pelos cenários do cinema

Se deseja saber mais sobre os filmes e prefere conferir o que acontece atrás das câmeras, faça um tour cinematográfico pela cidade. Avisamos já: o passeio será acompanhado de piadas sobre as filmagens. A bordo de um ônibus turístico que parte de Fisherman’s Wharf, você passará pelos cenários de mais de 50 filmes, indo de North Beach ao Presídio Real e passando por Union Square, Golden Gate e City Hall. Esta excursão para fanáticos do cinema e das séries dura cerca de três horas e o preço varia entre 35 e 50 dólares.