0800 940 8840
Horário de atendimento:
24 horas
TUI DE

Bondi Beach: praia e surfe ao estilo "Aussie"

Bondi Beach
Trecho da trilha costeira próximo ao cemitério Waverley
Surfe na Bondi Beach
Grande Barreira de Coral
Piscinas de "Bondi Icebergs"

Na Austrália, ser surfista é uma forma de vida. Sua viagem pode ser a desculpa perfeita para se pôr de pé em uma prancha ou aproveitar as muitas praias paradisíacas do país.
Um terço da Austrália é território desértico. Por isso, a maioria da população está localizada junto à costa. Em Sydney, você pode desbravar até setenta praias diferentes, todas especiais e acessíveis a partir do porto da cidade. A mais famosa é Bondi Beach, que possui cerca de um quilômetro de comprimento e que reúne surfistas, hippies, famílias, gente local e turistas. Lá, é possível estender sua toalha na areia ou na grama. Desde 1882, é o lugar favorito dos habitantes de Sydney, já que antes era propriedade privada de Francis O'Brien.

O surfe também tem lugar na Bondi Beach. Em suas águas, são realizados torneios locais, nacionais e internacionais e não estranhe se, entre as muitas pessoas da praia, você cruzar com alguma estrela deste esporte transportando sua prancha nas costas. De acordo com especialistas na modalidade, lá estão as melhores ondas do Hemisfério Sul. De fato, "bondi", em aborígine, significa "som da água contra as rochas". Pela da força das ondas, os salva-vidas são muito presentes, tanto que há uma estátua de bronze em sua homenagem. Em 1907, foi criado, em Bondi, o primeiro clube salva-vidas da cidade. Uma medida necessária frente à quantidade de pessoas que se lançavam às ondas, mesmo sem saber nadar. Hoje em dia, o clube é uma verdadeira instituição e realiza até competições divertidas de prancha. Fora esta curiosidade, lembre que é sempre necessário prestar atenção na bandeira indicativa de perigo, tanto pela força das águas, como pela possível presença de tubarões. Eles podem aparecer, embora as águas da praia estejam cercadas por redes submarinas para garantir a segurança dos banhistas. Nesta praia, você verá também o "Bondi Icebergs", um clube centenário cujas protagonistas são as piscinas ao ar livre, quase ao nível do mar. É uma experiência incrível acompanhar as ondas saltando até a piscina nos dias de grande arrebentação.

Uma das melhores excursões para se fazer é a caminhada em direção ao sul, entre Bondi Beach e Coogee. Nesse caminho, você terá as melhores vistas do Pacífico Sul a partir de penhascos e mirantes naturais, passando por praias e baías de todos os tamanhos. Também poderá ver o cemitério Waverley, um dos mais bonitos do mundo. Foi lá que a cena do funeral protagonizado por Leonardo DiCaprio em “O Grande Gatsby” foi filmada, e é onde estão sepultados os poetas Henry Lawson e Dorothea Mackellar. Continuando o percurso, você conhecerá a praia de Tamarama, também conhecida coloquialmente por "Glamarama", já que muita gente glamorosa se concentra ali (estrelas, famosos e gente bonita e bronzeada). Finalmente, depois de uma caminhada de seis quilômetros perfeitamente sinalizada, você chegará ao seu destino: a impressionante praia de Coogee. A melhor opção para terminar o dia é com um "barbie", nome que os australianos dão ao churrasco.

Aprendendo com os melhores

A Austrália é o lugar perfeito para praticar surfe. Muitas empresas dão cursos de iniciação ou de aperfeiçoamento para que você aproveite ao máximo o lugar, onde cada nova onda é ainda melhor que a anterior. Uma dessas empresas é a "Let’s Go Surfing", sediada em Bondi Beach. Lá, você poderá contratar aulas de, aproximadamente, duas horas de duração (em grupo ou individuais). Há opções para principiantes, especialistas, crianças ou famílias completas.

Um paraíso marinho a duas braçadas

Quando se viaja até a Austrália, é quase obrigatório visitar a costa de Queensland para conhecer de perto a Grande Barreira de Coral. É o maior recife do mundo, com 2.000 quilômetros de extensão (desde a cidade de Port Douglas a Bundaberg), e a única estrutura viva visível do espaço. Chegando lá, você pode nadar, praticar esnórquel e navegar. No entanto, a atividade que mais desperta interesse é o mergulho. Peça informações nas agências de turismo sobre como contratar uma excursão para ver de perto as milhares de espécies marinhas da região.